Dilma: ‘tecnologia’ de inclusão social faz o país ser respeitado no mundo

Programa Brasil Carinhoso, cuja lei de criação foi assinada hoje pela presidenta, já teria tirado 2,8 milhões de crianças da pobreza extrema

Dilma durante cerimônia de assinatura do programa, que para a presidenta “refina” políticas sociais iniciadas com Lula (Foto: Roberto Stuckert/PR)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje em cerimônia no Palácio do Planalto que o Brasil hoje é respeitado e elogiado no mundo todo por ter desenvolvido uma “tecnologia” bem sucedida de combate às desigualdades sociais.

“São as políticas sociais que atraem a atenção, desde pessoas que no estão no exercício da atividade pública, mas são intelectuais, até líderes e integrantes de governos, os mais diversos – desde os governos do Oriente Médio, passando por governos africanos, asiáticos, enfim, da Europa Oriental, todos aqueles que têm o desafio de tratar, de incluir suas populações. (…) Na verdade, nós hoje somos detentores de uma tecnologia para a inclusão social”, disse ela, durante assinatura da que criou o programa Brasil Carinhoso.

Em vigor desde maio, por meio de medida provisória, o programa é voltado especificamente para o atendimento de crianças de famílias carentes. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, as ações já teriam tirado 2,8 milhões de crianças até 6 anos de idade da situação de pobreza extrema.

Leia também:

  • Tereza mira o futuro – A ministra Tereza Campello estava no meio de uma quimioterapia quando assumiu o programa mais importante do governo Dilma. Sabia ter tarefas gigantescas, como superar um câncer e retirar 16 milhões de pessoas da pobreza. A primeira já venceu

Para Dilma, o Brasil Carinhoso “refina” as políticas sociais iniciadas no governo Lula e surge como “um dos melhores desdobramentos” do Bolsa Família, por “melhorar a situação daquela parcela mais vulnerável da população brasileira”.

Creche e pré-escola

A ação integra o Plano Brasil sem Miséria e inclui medidas como a ampliação do acesso à creche e pré-escola e ampliação de 66% dos recursos destinados à merenda escolar da educação infantil. Na saúde, o plano estende o Programa Saúde na Escola às creches e pré-escolas e prevê o aumento da distribuição de sulfato ferroso e vitamina A para crianças na primeira infância, além da entrega gratuita de medicamentos para tratamento da asma por meio da rede Aqui Tem Farmácia Popular.

A lei sancionada hoje autoriza também o uso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para obras da rede pública de ensino. O RDC foi criado pelo governo para facilitar as licitações e os contratos da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias