Datafolha: Humberto Costa e Daniel Coelho disputam ida ao 2º turno no Recife

São Paulo – A decisão sobre o novo prefeito do Recife deve ficar para o próximo dia 28, mostrou pesquisa Datafolha hoje (6), véspera do primeiro turno da eleição municipal, […]

São Paulo – A decisão sobre o novo prefeito do Recife deve ficar para o próximo dia 28, mostrou pesquisa Datafolha hoje (6), véspera do primeiro turno da eleição municipal, que apontou empate técnico entre Daniel Coelho (PSDB) e Humberto Costa (PT) na disputa para ir a uma nova rodada de votação contra Geraldo Julio (PSB).

De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, Julio lidera com 41% das intenções de voto, mesmo patamar apontado na pesquisa divulgada pelo instituto em 4 de outubro. Considerando-se somente os votos válidos, o candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB) teria 46%, insuficiente para encerrar a disputa já no domingo.

Coelho está na segunda colocação com 23% da preferência do eleitorado recifense, queda de 3 pontos na comparação com a pesquisa do dia 4. Humberto Costa, que teve sua candidatura patrocinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, soma 19%, crescimento de 3 pontos ante a pesquisa anterior.

Mendonça Filho (DEM) aparece com 4% das intenções de voto. Edna Costa (PPL), Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU) têm 1% cada. 5% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão seus votos e 6% não souberam responder.

O Datafolha perguntou também sobre cenários para o segundo turno na eleição do Recife. Julio venceria tanto o candidato petista quanto o tucano. Numa disputa com Humberto Costa, o socialista teria 60%, contra 28% do petista. Num embate com Coelho, Julio sairia vitorioso com 51% ante 38% do adversário.

O Datafolha ouviu 1.744 pessoas entre os dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.