‘A Privataria Tucana’ está na final do prêmio Jabuti

Porto Alegre – O livro mais vendido do ano, ‘A Privataria Tucana’, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Reportagem. É o prêmio […]

Porto Alegre – O livro mais vendido do ano, ‘A Privataria Tucana’, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Reportagem. É o prêmio mais prestigiado da literatura brasileira. A obra trouxe à tona um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro público que lesou milhares de brasileiros, na chamada Era das Privatizações. Os desvios ocorreram durante o governo Fernando Henrique Cardoso, por intermédio de seu ministro do Planejamento, ex-governador de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB.

No dia do seu lançamento, o livro vendeu 15 mil exemplares, feito inédito no mercado editorial brasileiro. Em dois meses, de acordo com a editora Geração Editorial, foram mais de 100 mil cópias. A obra permaneceu por mais de quatro meses em diversas listas de livros mais vendidos do país.

A Privataria Tucana foi lançado em mais de dez capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Porto Alegre e Curitiba. Os eventos ficaram conhecidos como a Caravana da Privataria Tucana, e em todos os lugares compareceram centenas ou milhares de pessoas.

A cerimônia de premiação da 54ª edição do Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, será em 28 de novembro.

Leia também

Últimas notícias