Russomanno assina compromissos atrasados e diz que CEUs eram ‘maravilhosos’ no início

O candidato do PRB não quis responder sobre a possibilidade de disputa entre Globo e Record na eleição paulistana (Foto: Paduardo.Brazil Photo Press.Folhapress) São Paulo – O candidato Celso Russomanno (PRB) […]

O candidato do PRB não quis responder sobre a possibilidade de disputa entre Globo e Record na eleição paulistana (Foto: Paduardo.Brazil Photo Press.Folhapress)

São Paulo – O candidato Celso Russomanno (PRB) assinou hoje (19), na sede da Rede Nossa São Paulo, três compromissos caso seja eleito prefeito da capital: a Plataforma Cidades Sustentáveis, o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, proposta pela ONG Atletas pela Cidadania (que visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva e de acesso ao esporte pela população) e o Pacto pela Transparência da Administração Pública.

Após as assinaturas, Russomanno conversou com os jornalistas. Perguntado se vai ao debate que será promovido pela Arquidiocese de São Paulo nesta quinta-feira (20), com os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas, o candidato do PRB disse que está nas mãos de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, sua ida ou não ao encontro promovido pela Cúria Metropolitana. Ele já havia declarado antes que só iria se fosse recebido antes em uma audiência pelo religioso católico, que criticou na última semana o uso da religião nas eleições municipais. 

Russomanno é visto como um candidato próximo aos evangélicos, que, no caso de algumas correntes, têm feito campanha por ele. Perguntado sobre o porquê de sua postura, afirmou: “Porque estou sendo atacado”.  Depois declarou que não queria mais falar do assunto. “Vamos falar de São Paulo, de inclusão e dos compromissos assinados”.

O candidato discorreu sobre a importância do esporte como meio de inclusão social nas periferias. Questionado sobre os Centros Educacionais Unificados (CEUs), programa da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), apoiadora do rival Fernando Haddad, como projeto de inclusão social nas periferias de São Paulo, declarou que “os CEUs na sua versão original são maravilhosos. Depois, se transformaram em um depósito escolar”.

Ele disse que a atual gestão deturpou os princípios do projeto, que é, segundo ele, dar cultura e lazer “não só às crianças e jovens mas à terceira idade e à toda sociedade”. Disse que não promete, mas que, respeitado o orçamento necessário à compra de material escolar, de uniforme e o programa Leve Leite, pretende construir cerca de 30 CEUs. De acordo com o candidato, cada unidade custa de R$ 25 milhões a 30 milhões.

Russomanno comentou também o ataque de José Serra (PSDB). O tucano afirmou que o adversário “não tem noção” sobre a questão da saúde e é despreparado para governar a cidade. “Eu não respondo ataques pessoais”, repetiu, completando: “Se estivesse bom ninguém estava reclamando”. Afirmou que a gestão da saúde precisa privilegiar a prevenção. “Tratando as pessoas ambulatorialmente em casa, como determina a Organização Mundial de Saúde, duas mil pessoas são tratadas na prevenção com o que se gasta com um único paciente que não teve essa prevenção. Não há leitos de UTI na cidade porque não há política de prevenção”. Disse que quer 120 dias para “colocar a saúde em ordem.”

Perguntado pela reportagem da Rede Brasil Atual sobre qual postura espera das redes Globo e Record em relação à sua candidatura, já que ele é ligado à TV Record, adversária da Globo na disputa por audiência, Russomanno afirmou: “Isso não é uma pergunta política, é uma pergunta empresarial. Não posso responder”.