Home Política Ibope mostra Haddad à frente de Serra pela primeira vez em São Paulo

Ibope mostra Haddad à frente de Serra pela primeira vez em São Paulo

Publicado por Redação da RBA
19:07
Compartilhar:   

São Paulo – Pesquisa Ibope divulgada hoje (25) mostra o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, pela primeira vez à frente de José Serra (PSDB). Na comparação com o levantamento anterior, de 13 de setembro, o ex-ministro da Educação avançou três pontos e chegou a 18% das intenções de voto, um ponto a mais que o candidato derrotado à Presidência da República em 2010, que caiu dois pontos. 

A liderança segue com Celso Russomanno (PRB), com 34%, um ponto a menos que na pesquisa anterior. Na quarta posição vem Gabriel Chalita, com 7%, seguido por Soninha Francine (PPS), com 4%. Segundo o Ibope, se as eleições fossem hoje 10% votariam branco ou nulo, enquanto 8% não souberam opinar.

O resultado da nova pesquisa soma-se ao levantamento do Vox Populi, divulgado na véspera, que também acusou crescimento de Haddad, agora empatado com Serra, e contraria o trabalho do Datafolha divulgado na semana anterior dando conta de um aumento nas intenções de voto do tucano e de queda do petista. 

Rejeição e segundo turno

O ex-governador de São Paulo também viu crescer sua rejeição, que passou de 38% para 40%. Outros 16% não votariam em Haddad e 14% descartam escolher Russomanno.

Nas simulações de segundo turno, o candidato do PRB desponta como favorito. Contra Serra, Russomanno chega a 51% das intenções de voto, ante 23% do tucano, que caiu mais dois pontos nesta sondagem. O deputado teria 48% contra Haddad, que ficaria com 24%. O ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva venceria o ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso por 39% a 29% na segunda rodada. Nesta simulação, o petista avançou dois pontos, ante um recuo de quatro pontos do adversário.

A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1.022 pessoas de sábado (22) até ontem (24).