Datafolha vê queda de Russomanno e novo empate entre Serra e Haddad

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada hoje (27) mostra queda de cinco pontos do líder na disputa pelas eleições de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), ao longo da última semana. […]

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada hoje (27) mostra queda de cinco pontos do líder na disputa pelas eleições de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), ao longo da última semana. Segundo o levantamento, que novamente destoa daqueles divulgados por outros institutos de pesquisa, o candidato tem agora 30% das intenções de voto na capital, ante 22% de José Serra (PSDB) e 18% de Fernando Haddad (PT).

O tucano oscilou um ponto para cima e o petista subiu três, voltando a configurar empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Isso representa uma mudança em relação ao levantamento anterior, quando o Datafolha assinalou que Serra havia “descolado” de Haddad. 

Na quarta posição vem Gabriel Chalita (PMDB), que passou de 8% para 9%, seguido por Soninha Francine (PPS), com 4%. 

Se as eleições fossem hoje, segundo o Datafolha, 8% votariam em branco ou nulo. Outros 6% ainda não sabem em quem votar.

Computados apenas os votos válidos, Russomanno tem 34%, ante 25% de Serra e 21% de Haddad. Chalita tem 10% e Soninha chega a 5%.

Rejeição

A taxa de rejeição do candidato tucano segue como a mais alta. Após crescimento de mais um ponto, 45% dizem que não votariam em Serra de jeito nenhum. Haddad tem 24% e Russomanno registra 22%, mesmo patamar de Soninha. Chalita viu a rejeição avançar dois pontos, de 12% para 14%.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra como Haddad. Contra o tucano, teria 50% a 34% e, contra o petista, alcançaria 49% a 34%. Entre Haddad e Serra, o primeiro venceria por 48% a 34%.

Diferenças

O Datafolha mostra novamente uma diferença em relação ao quadro assinalado por outros institutos contratados para promoverem pesquisas sobre as eleições paulistanas. Na terça-feira o Ibope indicou Russomanno com 34% e Haddad pela primeira vez à frente de Serra, com 18% ante 17%. No início da semana, o Vox Populi assinalou empate entre tucano e petista na disputa por uma vaga no segundo turno, com 17% cada.

O Datafolha fez 1.799 entrevistas.

Leia também

Últimas notícias