Lula inicia na quarta-feira agenda de campanha com Haddad

Após a liberação pelos médicos, Lula gravou programa eleitoral ao lado de Haddad (Foto: Heinrich Aikawa. Instituto Lula) São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia esta […]

Após a liberação pelos médicos, Lula gravou programa eleitoral ao lado de Haddad (Foto: Heinrich Aikawa. Instituto Lula)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia esta semana as aparições públicas de campanha ao lado do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Segundo a assessoria de comunicação de Haddad, os dois primeiros compromissos serão jantares com as comunidades judaica, na quarta (22), e árabe, na sexta-feira (24).

A agenda foi oficializada após reunião na sede do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital paulista, da qual participaram também os presidentes do diretório nacional do PT, Rui Falcão, do diretório estadual, Edinho Silva, e do Municipal, Antonio Donato, que também coordena a campanha de Haddad. “Há uma expectativa de crescimento do número de cidades e também do número de candidatos eleitos”, disse o ex-ministro da Educação de Lula e de Dilma Rousseff.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, Lula é a principal influência do voto na capital. 40% afirmam votar em um candidato indicado por ele, e outros 21% dizem que poderiam se inclinar ao político recomendado pelo ex-presidente. 33% votariam “com certeza” naquele indicado por Dilma Rousseff, e 27% “talvez” escolhessem o candidato da presidenta.

A entrada do ex-presidente se dá em um momento positivo para a campanha do petista, que, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (17), cresceu três pontos e agora tem 9% das intenções de votos, ocupando o terceiro lugar, atrás de José Serra (PSDB) e de Celso Russomano (PRB), ambos com 26%.

Além disso, tem início amanhã (21) o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. “Minha convicção é de que o paulistano está em busca de soluções para os seus problemas e vai votar naquele que apresentar as melhores ideias”, afirmou Haddad. Lula gravou este mês sua participação em alguns programas do ex-ministro e, segundo o candidato, “gostou muito” do resultado. 

No começo deste mês o ex-presidente obteve liberação médica para exercer plenamente sua agenda, após novos exames que confirmaram a recuperação de um tumor na laringe detectado em outubro do ano passado.