Ibope: Paes tem 49% no Rio; em BH, Lacerda vai a 43%

Segundo a pesquisa, atual prefeito do Rio de Janeiro seria eleito no primeiro turno; na capital mineira, Patrus Ananias (PT), tem 21%

São Paulo – Se as eleições à prefeitura do Rio de Janeiro fossem hoje, Eduardo Paes seria reeleito no primeiro turno segundo pesquisa Ibope/TV Globo divulgada nesta sexta-feira 3. O levantamento mostra o atual prefeito com 49% das intenções de voto, mais do que a soma de todos os seus concorrentes.

Depois de Paes, aparecem Marcelo Freixo (PSOL) com 8%, Rodrigo Maia (DEM) com 5%, Otávio Leite (PSDB) com 3% e Aspásia (PV) com 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) tem 1% cada.

Maia é o candidato com maior rejeição: 26% dos entrevistados dizem que não votariam no deputado federal e filho do ex-prefeito Cesar Maia de jeito nenhum. Outros 20% dos eleitores rejeitam o atual prefeito.

O levantamento foi feito entre 31 de julho e 2 de agosto, com 805 entrevistados. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 00031/ 2012.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2012. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), sob o número 00031/ 201.

Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) lidera a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope na cidade.  O atual prefeito tem 43% dos votos. Em segundo lugar, está o petista Patrus Ananias com 21%.

Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) estão tecnicamente empatadas com, respectivamente, 2% e 1% cada. Os outros candidatos não foram citadas.

Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 13% dos entrevistados rejeitaram Lacerda e 12% Patrus.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi divulgada nesta sexta-feira 3 e realizada entre 31 de julho e 02 de agosto. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 00173/2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixa.