Enquanto Haddad sobe, Serra cai em todos os segmentos, até entre tucanos

Segundo Datafolha, maior crescimento do petista se dá entre os eleitores mais jovens, onde rejeição ao candidato do PSDB chega a 50%

São Paulo – O início do horário político no rádio e na TV, em São Paulo, provocou efeitos opostos nas candidaturas Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB). Os números da pesquisa Datafolha divulgados ontem (29), e cujo detalhamento foi colocado hoje (30) no site do instituto, mostram quadro favorável ao petista, com potencial de crescimento, enquanto o tucano apresenta queda em todos segmentos, inclusive entre os que se dizem eleitores do PSDB.

Segundo a pesquisa, o candidato Celso Russomano (PRB) mantém a dianteira das intenções de voto, mas em situação de estabilidade, com os mesmos 31% do último levantamento, na semana passada. A movimentação maior se deu na disputa pela segunda segunda posição: Serra caiu de 27% para 22% e Haddad subiu de 8% para 14%.

Além dos números gerais, conta a favor do petista o fato de ele ainda ser completamente desconhecido por 25% dos entrevistados. Dos que dizem conhecê-lo, apenas 18% afirmam ser “muito bem”, contra 30% que dizem “um pouco” e outros 27% só de “ouvir falar”.

Já a imagem de Serra está consolidada, com um nível de conhecimento de 99% do eleitorado (75% “muito bem”). Russomano também tem pouco para crescer nesse aspecto, já que 96% dizem conhecê-lo (42% “muito bem”).

Partido

Outro ponto favorável a Haddad é sua crescente identificação ao PT – partido que, segundo a pesquisa, tem a preferência de 25% do eleitorado, contra 9% do PSDB e 2% do PMDB. 

Antes do horário no rádio e na TV, muitos eleitores que se dizem petistas não sabiam que Haddad era do partido (essa é a primeira vez que o ex-ministro da Educação dos governo Lula e Dilma disputa uma eleição). No Datafolha anterior, 33% dos petistas declaravam intenção de voto em Russomano, enquanto Haddad tinha a preferência de 29%. Agora Haddad tem 40% e Russomano 21% nessa faixa.

Se está perdendo o voto dos petistas, a pesquisa mostra que o candidato do PRB agora começa a fazer estrago no ninho tucano. Ele saltou de 7% para 23% entre os eleitores do PSDB, enquanto Serra caiu de 76% para 61%.

Juventude

O maior avanço percentual de Haddad se deu na juventude. Na faixa etária de 16 a 24 anos, a opção pelo petista subiu de 7% para 20%, enquanto Serra caiu de 25% para 20% e Russomano manteve os 28% da pesquisa anterior. A faixa em que Serra mais perdeu adeptos foi entre 25 e 34 anos, caindo de 22% para 13%.

Os mais jovens, aliás, são os que tem mais rejeição ao tucano. No geral, 43% dos paulistanos disseram que não votariam em Serra “de jeito nenhum”, de acordo com os termos usados na pesquisa. O índice sobre para 50% entre as pessoas que tem de 16 e 34 anos.

As planilhas publicadas pelo Datafolha não trazem detalhes sobre a audiência ou a percepção dos eleitores em relação ao horário político. A pesquisa foi feita nos dias 28 e 29 com 1.069 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também

Últimas notícias