PT lança Patrus Ananias para prefeito de Belo Horizonte

Nome do ex-ministro, que já governou a cidade, é escolhido após rompimento com PSB na capital mineira

Escolha de Patrus teve o aval de Dilma, segundo Rui Falcão (Foto: Leonardo Lara)

São Paulo – A Comissão Executiva Nacional do PT indicou ontem (3) o nome do ex-ministro Patrus Ananias para disputar a prefeitura de Belo Horizonte (MG). A decisão ocorreu após o fim da aliança PT-PSB na capital mineira. O atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), concorre a reeleição e teria apoio dos petistas, mas um desacordo na montagem da chapa de candidatos a vereadores acabou levando ao rompimento no último sábado (30).

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que a escolha de Patrus foi discutida e acordada com os petistas de Minas que estão à frente do processo, entre eles o vice-prefeito Roberto Carvalho e o deputado Miguel Correa. “Agora, uma comissão eleita aqui pela Executiva Nacional vai buscar um vice entre os partidos da base aliada e na quinta-feira a ideia é fazer um ato solene quando a executiva municipal vai registrar a ata com os nomes dos candidatos”, afirmou Falcão.

Segundo ele, a decisão da Executiva tem aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. “Nós estamos tomando a nossa decisão independente do que o PSB vai decidir porque o prefeito Marcio Lacerda rompeu o acordo e nós não podemos ficar na expectativa do que eles vão fazer. O PT não é um partido subalterno. O PT tem seu caminho, tem dignidade, tem política, tem quadros. Eles recusaram a aliança”, declarou Rui Falcão.

Patrus já foi prefeito de Belo Horizonte. Elegeu-se em 1992, derrotando Aécio Neves. Deixou a administração, em 1997, com 85% de aprovação popular.

 

Leia também

Últimas notícias