Novo programa social vai atender a famílias com crianças na primeira infância

São Paulo  – Um plano que vai beneficiar crianças de famílias pobres e com idade entre zero e seis anos foi o tema do programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (14).  […]

São Paulo  – Um plano que vai beneficiar crianças de famílias pobres e com idade entre zero e seis anos foi o tema do programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (14).  Chamado “Brasil Carinhoso”, a ação criada a partir de um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pretende beneficiar a primeira infância, com meta de atender a cerca de 2 milhões de famílias.  

A ação é uma ampliação do programa Bolsa Família – que condiciona o direito à verba à manter os filhos da família em idade escolar devidamente matriculados, o que não acontece com as crianças de até seis anos. Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o plano garantirá às famílias brasileiras que vivem na extrema pobreza e que têm ao menos uma criança de zero a seis anos em casa, uma renda mínima mensal de R$ 70 por pessoa. O valor será pago no cartão Bolsa Família, na mesma data que receberem o outro benefício.

Como extensão do programa Brasil Carinhoso, Dilma Rousseff reafirmou a educação básica como área prioritária no combate à extrema pobreza no país. “Hoje mesmo, nós vamos assinar um acordo com as prefeituras para a construção de mais 1,5 mil creches em todo o país. Até o final de 2014, nós vamos ter acrescentado mais 6 mil creches”, disse. A cerimônia que vai oficializar os acordos está prevista para a tarde desta segunda-feira (14), em Brasília.

Dilma frisou que o novo programa, visa a erradicação da pobreza e que o novo programa não tem caráter assistencialista. “Os cuidados com a educação e a saúde das nossas crianças são importantíssimos, porque atacam a desigualdade entre pobres e ricos na raiz do problema: oferecem as mesmas oportunidades de crescimento”, frisou.

Dilma disse ainda que o governo prevê formas de estimular a matrícula em creches do país. “Para cada criança matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. Com esse dinheiro extra, a creche vai poder comprar mais brinquedos pedagógicos, fraldas ou até mesmo fazer pequenas reformas”, disse a presidenta.

Na área da saúde, Dilma Rousseff afirmou que o Brasil Carinhoso aumentará em quase 70% a verba que o governo federal repassa aos municípios, visando o reforço na alimentação das creches. Conforme a presidenta, o governo também pretende distribuir vitamina ‘A’ durante as campanhas nacionais de vacinação e garantir o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Confira a íntegra da entrevista de Dilma Rousseff no Café com a Presidenta

Leia também

Últimas notícias