Mudanças na caderneta favorecerão pequeno poupador, afirma Dilma

São Paulo – Novas regras para os depósitos nas cadernetas de poupança no país, em vigor desde a semana passada, protegerão o pequeno poupador, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante […]

São Paulo – Novas regras para os depósitos nas cadernetas de poupança no país, em vigor desde a semana passada, protegerão o pequeno poupador, afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio “Café com a Presidenta” de hoje (7). As alterações serão válidas para as contas de poupança abertas a partir de sexta-feira (4).

Didática, a presidenta explicou que “quando a taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que é definida pelo Banco Central, cair para 8,5% ao ano, o rendimento desses novos depósitos na poupança passa a ser o equivalente a 70% da taxa”. Antes, a regra de rendimento da poupança era 6,17% ao ano, acrescido da variação da Taxa Referencial (TR). A Selic que estava fixada em 9% ao ano, passa a ter uma previsão de corte de 0,50 pontos percentuais. 

Durante a entrevista, Dilma Rousseff destacou que o Imposto de Renda ou a taxa de administração já não eram cobrados sobre o rendimento das cadernetas de poupança. “Por isso, quanto mais os juros baixam, mais atraente a caderneta se torna. Daí por que nós fizemos uma mudança simples, justa e correta, capaz, ao mesmo tempo, de proteger o pequeno poupador e de permitir que as taxas de juros continuem caindo”, afirmou.

“A poupança continua sendo um investimento excelente, rentável e com a mesma segurança de sempre. Continua e continuará como o melhor tipo de investimento para a maioria dos brasileiros”, afirmou a presidenta.

Para ela, os cidadãos brasileiros têm agora uma ferramenta poderosa em mãos que é a possibilidade de pesquisar quais os bancos cobrarão as menores taxas de juros e onde escolherão fazer os depósitos de sua renda.

Confira a íntegra da entrevista de Dilma Rousseff no programa Café com a Presidenta

Leia também

Últimas notícias