Lula reaparece em inauguração de CEU em São Bernardo, no ABC paulista

Complexo de ensino vai zerar déficit da educação infantil em uma das mais carentes regiões da periferia de São Bernardo

São Bernardo do Campo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura neste sábado (14/04) o CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, em São Bernardo. Na segunda-feira (16/04) haverá reunião com pais e responsáveis dos novos alunos e na terça (16/04) as crianças de zero a três anos matriculadas na creche já começam a frequentar a nova unidade.

O complexo educacional é formado por quatro blocos e atenderá também os estudantes de pré-escola e ensino fundamental. São 640 vagas para crianças de zero a três anos, 1.728 para alunos de quatro a seis anos e 2.800 vagas para o ensino fundamental. A secretária de Educação, Cleuza Repulho, destaca que com a entrega do CEU o déficit no ensino infantil será zerado na região da Vila São Pedro.  “Só nesta área mais de três mil crianças vão sair da lista de espera”, afirmou Cleuza.

Cada um dos quatro blocos que compõem o CEU contará com 120 funcionários. Cada prédio tem dois andares: no térreo, a creche; no primeiro andar, a pré-escola; e o segundo andar foi reservado para o ensino fundamental.

Para favorecer a adaptação dos estudantes, o início das aulas ocorrerá por etapas. As crianças da creche, que funcionária em período integral (7h30 às 17h30), serão as primeiras. Em maio será a vez dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

O teatro, ginásio e complexo de atletismo serão entregues em junho, quando o CEU será aberto à comunidade. O CEU é o primeiro a ser entregue em São Bernardo. Foram investidos R$ 56,7 milhões na obra e em equipamentos.

Marta, Mercadante e Haddad estarão no evento

O CEU que será inaugurado neste sábado (14/04) receberá o nome de Regina Rocco Casa em homenagem à mãe da ex-primeira-dama do país Marisa Letícia. A ex-primeira-dama confirmou presença na solenidade e deverá ir acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta será a primeira vez que Lula participa de um evento público após o desaparecimento do tumor na laringe descoberto em outubro do ano passado.

A senadora Marta Suplicy, que criou os CEUs durante sua gestão como prefeita de São Paulo (2000-2003) também participará da inauguração, ao lado do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do ex-ministro Fernando Haddad. O evento acontece a partir das 10h na rua Tiradentes, s/nº, Vila do Tanque.

CEU Três Marias ficará pronto em junho

Além do CEU (Centro Educacional Unificado) inaugurado neste sábado (14/04) na Vila São Pedro, a Prefeitura pretende inaugurar o segundo complexo neste semestre. “O CEU Três Marias será entregue em junho, com auditório, ginásio poliesportivo e escola”, afirmou a secretária de Educação, Cleuza Repulho. As aulas na unidade, que atenderá creche, pré-escola e ensino fundamental, devem começar em agosto.

Já os CEUs Silvina e Havaí, na região do Grande Alvarenga, serão entregues à população no segundo semestre. Com a finalização de todas as unidades, São Bernardo espera criar mais de 8,8 mil vagas na rede de ensino e assim zerar o déficit de vagas na rede municipal. “É um marco importante para a cidade e uma nova lógica de qualidade na educação”, finalizou Cleuza. Estão sendo investidos nas obras dos sete CEUs cerca de R$ 110 milhões, entre recursos do governo federal e a contrapartida da prefeitura.

Leia também

Últimas notícias