CPI da Exploração Sexual de Crianças é instalada na Câmara

São Paulo – Foi instalada hoje (3) na Câmara a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, baseada em denúncias veiculadas pela imprensa sobre turismo […]

São Paulo – Foi instalada hoje (3) na Câmara a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, baseada em denúncias veiculadas pela imprensa sobre turismo sexual e exploração de menores. Com prazo de funcionamento de 120 dias, a CPI será presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e terá como relatora Liliam Sá (PSD-RJ), autora do requerimento de criação do colegiado. “São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do País”, disse a parlamentar, ressaltando que o problema atinge especialmente meninas, mas também meninos.

Entre 2003 e março de 2011, o Disque Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. “O Nordeste está em primeiro lugar no número de casos e, em seguida, o Sudeste”, afirmou Liliam.

Os parlamentares comentaram matérias que mostram o conteúdo de vídeo produzido pela deputada Erika Kokay, no qual menores não identificados acusam policiais de humilhação, espancamento e apropriação de pequenas quantias de dinheiro. A deputada destacou que a exploração sexual de menores envolve não apenas a discriminação de gênero, mas a discriminação étnica e a desigualdade social. “O problema é sintoma de uma série de outras violências da nossa sociedade”, disse.

Com informações da Agência Câmara

 

Leia também

Últimas notícias