Serra evita comentar Pinheirinho e culpa o PT

Alckmin diz que polícia estava preparada e admite uma violação aos direitos humanos

São Paulo – O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo José Serra evitou comentar hoje (9) as violações dos direitos humanos cometidas durante e após a invasão no Pinheirinho, em São José dos Campos. Para ele, “por parte do pessoal do PT tem um interesse praticamente só concentrado no Pinheirinho”. Ele fez a declaração após cobrar investigações em outros locais, onde supostamente teriam havido também violações dos direitos humanos. “Eu quero falar sobre as violações de direitos humanos também no Piauí, no Acre, na Bahia”, falou.

Perguntado sobre o relatório divulgado hoje pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), Serra preferiu não responder. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também não comentou o relatório, que relaciona 260 casos de violações dos direitos humanos, a partir dos depoimentos de 624 moradores desalojados do assentamento, uma série de violação a direitos na operação de reintegração. “A polícia de São Paulo é extremamente preparada, temos sim um caso que houve o abuso e os policiais já estão afastados”, comentou Alckmin. 

Para o governador, “uma ordem judicial foi cumprida com a presença de um representante do Tribunal de Justiça, do juiz de direito”. A conduta de Serra e de Alckmin mantém a linha de debater o caso sob o ponto de vista partidário. Os críticos do caso consideram a desqualificação do assunto uma forma de desviar as discussões provocadas tanto pela violência da operação policial como pelas decisões judiciais que a teriam amparado.