Natal com catadores é marcado para dia 22, com Dilma e, talvez, Lula

Participação do ex-presidente é dúvida devido a tratamento quimioterápico

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff deve dar continuidade à tradição mantida por quem ocupa o Palácio do Planalto desde 2003 de se encontrar com catadores de materiais recicláveis e a população em situação de rua às vésperas do Natal. A solenidade está marcada para dia 22 de dezembro, uma quinta-feira, na capital paulista. A princípio, a agenda havia sido definida para o dia seguinte, mas houve um remanejamento. Mesmo com a mudança, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, a data segue reservada para o Natal dos catadores.

O encontro tornou-se simbólico no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2003, quando assumiu a Presidência até 2010, ele dedicou a antevéspera de Natal ao encontro, sempre em São Paulo. A presença de Lula, entretando, ainda é dúvida, devido ao tratamento quimioterápico pelo qual o petista passa, informou a assessoria do Instituto Cidadania. 

Carregados de emoção, esses encontros permitem aos catadores de material reciclável e a moradores de rua falar diretamente ao presidente da República. Nas duas últimas edições, Lula e Dilma participaram juntos do evento. Em 2010, a presidenta recém-eleita prometeu dar continuidade ao encontro e adotar ações para tornar a profissão de catador um instrumento de trabalho e renda. Na ocasião, ela assegurou ainda uma política permanente de financiamento bancário, para equiparar catadores a outras profissões.

O encontro está agendado para o dia 22 de dezembro, na Quadra dos Bancários, no centro da capital paulista, na parte da manhã. Comumente ele se estende até o início da tarde.

Leia também

Últimas notícias