Haddad adere ao programa Cidades Sustentáveis

Ex-ministro da Educação é o quarto pré-candidato à prefeitura de SP a firmar compromisso

São Paulo – O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, assinou hoje (7) documento comprometendo-se a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, proposto pela Rede Nossa São Paulo, em evento realizado no diretório municipal do PT, na Bela Vista, região central da capital. 

Haddad é o quarto pré-candidato a aderir à carta de compromissos. Antes dele, Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PC do B) e Soninha Francine (PPS) assinaram.

De acordo com a Nossa São Paulo, “o Programa Cidades Sustentáveis oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos”.

Entre os compromissos assumidos está o de traçar um diagnóstico da situação da cidade em 90 dias após a elaboração de um plano de metas contendo 12 eixos do programa. A Nossa São Paulo possui uma equipe responsável pelo acompanhamento das metas firmadas.

Em sua fala, Haddad cutucou seu provável adversário José Serra (PSDB), dizendo que as pessoas não perdoam aqueles que não cumprem os compromissos assumidos. “É preciso que as pessoas, quando assinam um documento, o leiam com certa regularidade para não esquecerem o compromisso assumido.”

A crítica justifica-se pela promessa cumprida de Serra em cumprir os quatro anos de mandato na prefeitura de São Paulo, quando foi eleito em 2006. Apesar de registrar em cartório seu compromisso, dois anos depois de assumir o cargo, ele deixou a prefeitura para concorrer ao governo estadual.

Para o petista, a sustentabilidade deverá fazer parte do cotidiano dos novos gestores. “Os políticos tradicionais são de dois tipos: aqueles que procuram fugir de compromissos e aqueles que assumem e não os cumprem”, avaliou.

Leia também

Últimas notícias