Dilma aproveita agenda no Rio de Janeiro e valoriza boa relação com peemedistas

Presidenta enaltece trabalho conjunto com elogios a Sérgio Cabral e Eduardo Paes

São Paulo – Em meio a um momento de crise na base aliada a presidenta Dilma Rousseff teve dia agitado no Rio de Janeiro. Participou de três eventos oficiais junto com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito da capital, Eduardo Paes – ambos do PMDB. Dima foi à cerimônia de posse da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, à inauguração de uma Clínica da Família na zona norte da cidade e visitou obras da via Transcarioca.

Nos três compromissos, a presidenta valorizou a atuação conjunta da união, do governo estadual e da prefeitura em projetos no estado e não economizou elogios ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ao governador Sérgio Cabral. A inauguração da Clínica Joãosinho Trinha, no bairro Parada de Lucas, zona norte, celebrou a marca de 2 milhões de atendidos pelo Sistema Único de Saúde e as 57 clínicas da família em funcionamento na cidade. “Isso não é só o Brasil do presente, é o Brasil do futuro que nós temos de cuidar. É garantir que a pessoa que tenha problema cardíaco, que tenha ou hipertensão ou que tenha diabetes, possa ter acesso a um tratamento que vai lhe dar qualidade de vida”, afirmou.

Dilma agradeceu as parcerias aos políticos, ambos do maior partido da base aliada no plano federal e que esteve em atrito com o Palácio do Planalto nas últimas semanas. “O Eduardo Paes uma pessoa que é cuidadosa, e que olha o detalhe.” Paes disse que a saúde pública na cidade havia sido negligenciada nos últimos anos, mas que agora a situação mudou. Sérgio Cabral reforçou: “Eduardo Paes é o prefeito da saúde”.

Dilma lembrou ainda quando, em 2008, como ministra-chefe da Casa Civil, participou da campanha eleitoral de Paes. “Vim aqui porque tanto o presidente Lula como eu vínhamos tendo uma extraordinária experiência de parceria com o governador Sérgio Cabral, e olhamos e vimos que o Eduardo Paes seria outra extraordinária parceria.”

Na visita às obras da Transcarioca, em Madureira, os chefes de governo enalteceram o sistema de transporte que ligará o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, por corredores de ônibus. A presidenta voltou a enfatizar a eficiência da parceria entre os poderes. A obra é financiada com recursos do PAC Mobilidade Urbana.