Pré-candidato do PSDB coloca transparência das prévias em xeque

Aníbal (esq.) e Trípoli demonstram descontentamento sobre alteração na data das prévias (Foto: Fabio Braga / Folhapress) São Paulo – O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo José […]

Aníbal (esq.) e Trípoli demonstram descontentamento sobre alteração na data das prévias (Foto: Fabio Braga / Folhapress)

São Paulo – O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo José Aníbal colocou em dúvida a transparência do processo para escolha do candidato do partido para as eleições municipais. Após deixar a reunião de ontem (28) da Executiva tucana antes do término e sem falar com a imprensa, Aníbal manifestou em seu perfil na rede social Twitter que “até aqui o processo de prévias teve deliberações convergentes e transparentes. Com a entrada do novo candidato (José Serra) começou a mudar. Lástima”!

Aníbal continuou demonstrando sua insatisfação com a alteração na data das prévias do dia 4 de março para o dia 25. O acordo, feito ontem sem o aval dos dois pré-candidatos que já haviam se apresentado à disputa, foi costurado depois que o ex-governador José Serra decidiu entrar no páreo. “Por que a necessidade de mais 3 semanas? Para quê? O novo candidato é bem conhecido, não carece de tanto tempo para falar com os militantes”, disse o pré-candidato, que prometeu se movimentar. “Amanhã vou conversar com os amigos do partido para ver se conseguimos manter a integridade das prévias.”

Marcada pelo clima tenso, a reunião da cúpula do PSDB para se determinar ou não a mudança na data das prévias durou aproximadamente três horas e teve seu desfecho com bate-boca entre integrantes da Executiva municipal. “A reunião foi tensa, com manobras externas, de fora da Executiva, manobras do Serra e da turma que o acompanha”, disse João Câmara, vice-presidente do PSDB na capital. Exaltado, ele também disse que a candidatura de Serra provocou um racha no partido.

O presidente da sigla, Julio Semeghini, negou o racha e afirmou ser normal opiniões divididas nessa horas. “Claro que mostra que há um clima tenso na reta final, e que a mudar a data (das prévias) não é fácil, mas achamos que o mais importante são as prévias”, disse após o encontro na sede do PSDB municipal.

O outro pré-candidato, o deputado federal Ricardo Tripoli, também demonstrou insatisfação com a mudança. “O meu voto representou a vontade da militância que era Previas para dia 04/03. Vamos em frente, vamos as propostas, ao voto a voto”, disse no Twitter após anunciar que foi voto vencido na reunião.

Ainda na saída da reunião, Tripoli sinalizou que a decisão de mudança na data das prévias foi tomada de forma suspeita. “Estava caminhando para se fazer as prévias no dia 11, alguns celulares tocaram e o pessoal resolveu mudar para o dia 25”, disse Tripoli, sem revelar quem havia telefonado sugerindo – ou impondo – a mudança.

Nesta manhã, o pré-candidato mudou o tom e decidiu ressaltar a importância da disputa interna. “Bom dia, pessoal. As prévias ficam cada vez melhores. Vamos em frente com os debates de ideias. Quem ganha é o PSDB, é SP”, falou pelo microblog. Nenhum novo debate entre os pré-candidatos, agora com a participação de Serra, foi marcado pelo partido.

Leia também

Últimas notícias