Haddad: “Prioridade é nosso plano de governo”

Pré-candidato à prefeitura defende “compromisso com a cidade antes de assumir compromisso com demais partidos”

O pré-candidato Fernando Haddad considera importante valorizar as experiências do PT na gestão municipal (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom. Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, respondeu à pergunta sobre a possibilidade de uma aliança com o PSD, partido de Kassab, no lançamento do portal SPressoSP, neste sábado (4). Segundo Haddad, em nenhuma hipótese será rebaixado “o nosso plano de governo”. Nas próximas semanas, o pré-candidato, junto com os setoriais do PT, vai debater o plano de governo para a cidade. Em seguida, depois do Carnaval, o plano será discutido com especialistas e movimentos sociais.

De acordo com Haddad, o objetivo é resgatar a experiência federal e de prefeituras petistas na construção das propostas. O pré-candidato defendeu a instersetorialidade e a interação federativa no planejamento urbano.

Sabatinado pela plateia e pelos cerca de 540 internautas que acompanhavam a transmissão on line, Haddad respondeu perguntas sobre a Operação Nova Luz. O ex-ministro defendeu a participação popular na elaboração dos projetos urbanísticos, com consulta pública e audiências públicas.

Haddad ainda defendeu a ocupação dos espaços públicos com a presença da cultura.  “Lazer, esporte e cultura têm que estar mais presentes na vida do paulistano”, afirmou. Ele ainda elogiou o programa dos Pontos de Cultura desenvolvido pelos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira. “A presença da cultura garante mais segurança que a presença da polícia.”

Ele também falou sobre a democratização do acesso à informação que a internet propicia. “Estamos aqui com dezenas falando para centenas”, afirmou. Sobre o SPressoSP, ele declarou: “É importante o surgimento de portais e blogs visando à democratização da informação e o senso crítico em relação ao que está acontecendo no país. Nossa democracia está se consolidando através de novas perspectivas de interação humana, que não passam pelos canais habituais”.

Leia também

Últimas notícias