TRE suspende eleição indireta em Campinas

São Paulo – O juiz Flávio Yarshell, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, suspendeu nesta quinta-feira (2) as eleições indiretas em Campinas para a escolha de um novo […]

São Paulo – O juiz Flávio Yarshell, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, suspendeu nesta quinta-feira (2) as eleições indiretas em Campinas para a escolha de um novo prefeito para substituir Pedro Serafim Junior (PDT). O novo chefe do Executivo seria escolhido no dia 22 de março pelos 33 vereadores da Câmara Municipal de Campinas.

Pedro Serafim era o vereador presidente da Câmara em 2011. Ele assumiu o cargo após o afastamento do prefeito eleito em 2008, Dr. Hélio (PDT), e seu vice, Demétrio Villagra (PT), ambos denunciados por participar de um esquema de corrupção na empresa mista de saneamento Sanasa.

A forma de eleição indireta foi uma determinação do juiz da 33ª Zona Eleitoral de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, logo após a cassação de Villagra. No entanto, um requerimento do vereador petista Josias Lech pedindo eleição diretas –  processo em que toda a população vota, não somente os vereadores – foi apresentado ao TRE e reverteu a determinação.

A dúvida pela realização da eleição direta ou indireta teria motivado o cancelamento da disputa de 22 de março. “Tal determinação não representa qualquer juízo adiantado sobre o modo de se realizar a eleição – se direta ou indireta – porque isso será apreciado oportunamente”, diz um trecho do despacho do juiz Flávio Yarshell.

O juiz ainda não definiu a data para decidir se as eleições serão diretas ou indiretas. A Câmara acatou a decisão e aguarda um novo pronunciamento da justiça. Enquanto isso, Pedro Serafim continuará como prefeito de Campinas.