Candidatura de Afif não oferece risco às prévias, assegura pré-candidato do PSDB em São Paulo

São Paulo – Um dos quatro pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, deputado federal Ricardo Tripoli, rechaçou nesta quarta-feira (1º) que o processo de prévias do partido esteja […]

São Paulo – Um dos quatro pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, deputado federal Ricardo Tripoli, rechaçou nesta quarta-feira (1º) que o processo de prévias do partido esteja colocado em risco após a decisão do vice-governador do estado, Guilherme Afif, de anunciar sua intenção de disputar o pleito pelo PSD.

“Não existe a menor possibilidade de não haver prévias, elas irão acontecer, estão consolidadas e constam no estatuto. Eu disputo com quem quiser e respeito o resultado das prévias”, disse o pré-candidato em conversa com a Rede Brasil Atual. Para ele, o PSD é um partido constituído, portanto possui legitimidade para lançar candidatura própria.

Na terça-feira (31), Afif colocou-se pela primeira vez na condição de pré-candidato, e afirmou que seu partido, o PSD, tinha um grande crédito a cobrar do PSDB devido a sucessivos apoios em processos eleitorais. Muitos dos integrantes da sigla fundada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab deixaram o DEM, parceiro histórico dos tucanos, mas mantiveram o apoio ao governo estadual de Geraldo Alckmin.

Sobre este desejo de Afif de reeditar a aliança, Tripoli ironizou: “Se ele quer reeditar, é muito bom. No estado temos o Geraldo Alckmin governador e ele vice, então vamos fazer o prefeito do PSDB e o vice do PSD. Se for nesses termos eu acho ótimo.” O vice-governador e Kassab têm dito que a chapa com os tucanos só será fechada em duas situações: com comando do PSD ou do ex-governador José Serra.

No que depender de Tripoli, o PSDB deverá ter um candidato próprio definido nas prévias agendadas para 4 de março. “Como você pode aceitar a vice-prefeitura para um partido que tem mais de 20 anos, elegeu cinco vezes o governador de São Paulo, duas vezes o presidente da República, uma vez o prefeito, e o outro é um partido recém criado? A militância do PSDB não entende dessa maneira”, explicou o deputado.

O pré-candidato tucano não quis comentar as declarações de Alckmin e José Serra, afirmando não ter ouvido nada a respeito. No entanto, nos bastidores do PSDB é flagrante a preferência de Serra e seu grupo pela candidatura de Afif, devido à aproximação política que o ex-governador possui com o prefeito de São Paulo e criador do PSD, Gilberto Kassab.

O próprio Alckmin não demonstra grande entusiasmo com a realização das prévias, apesar de publicamente defender o contrário. A baixa representatividade política que os quatro pré-candidatos possuem com a população paulistana seria o motivo pelo qual o governador defende a candidatura de Serra, mesmo sendo esse seu principal desafeto dentro do PSDB.

Leia também

Últimas notícias