Governo federal cria Força Nacional para combate a enchentes e reconstrução

Trabalho interministerial agirá para evitar catástrofes provocadas pelas chuvas e reconstruir locais destruídos (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil) São Paulo – Após reunião com seis ministros, a presidenta Dilma […]

Trabalho interministerial agirá para evitar catástrofes provocadas pelas chuvas e reconstruir locais destruídos (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

São Paulo – Após reunião com seis ministros, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (9), a criação de uma Força Nacional de Apoio Técnico de Emergência, que consiste em um grupo de trabalho interministerial com a finalidade de prevenir as enchentes e reconstruir os municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Além da presidenta, participaram da reunião os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; dos Transportes, Paulo Passos; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Defesa, Enzo Peri, que ocupa a pasta interinamente.

Gleisi Hoffmann afirmou que a prioridade do governo é evitar mortes. “Os ministérios da Integração Nacional e Ciência e Tecnologia estão trabalhando de forma integrada e há uma mobilização forte do governo. Talvez seja uma das vezes em que estamos trabalhando de forma mais integrada para dar resposta à população”, destacou. Ela também afirmou que Dilma já vem trabalhando na prevenção dos efeitos da chuva há pelo menos quatro meses.

Novo personagem de acusações de irregularidades por parte da velha mídia, Fernando Bezerra trouxe mais explicações da iniciativa. “Mais de seis mil agentes da Defesa Civil foram treinados no último ano para que a gente possa atender ao que Dilma deseja, que é uma cultura de prevenção e preparação para ocorrência de desastres naturais”, explicou.

O ministro ainda contou que a presidenta reativou os créditos de um fundo nacional que possui aproximadamente R$ 444 milhões reservados para prevenção de catástrofes. Ele também assegurou que municípios e estados já começaram a enviar solicitações para contarem com os recursos desse fundo para reconstruções.

Bezerra também responsabilizou governos anteriores pelas atuais consequências dos temporais.  “Esse País perdeu duas décadas (sem políticas públicas de habitação). A população cresceu e foi morar nas áreas de risco, não havia investimento público para mobilidade urbana, saneamento. Isso só começou com o ex-presidente Lula, com o programa Minha Casa, Minha Vida”, citou.

Enzo Peri, interino na Defesa, disse que o ministério poderá mobilizar, caso seja necessário, uma equipe com um hospital de campanha da Força Aérea até as áreas atingidas. Ele também relatou que um grupo de profissionais da pasta foi enviado para o município de Sapucaia – cidade no interior do Rio de Janeiro, onde um deslizamento de terra deixou quatro mortos – a fim de verificar a situação de apoio necessário.

 

Leia também

Últimas notícias