Em tom de despedida, Haddad tem seu trabalho exaltado por Dilma Rousseff

Em evento no Rio de Janeiro, a presidenta e o governador do estado, Sérgio Cabral o saudaram 'para sua próxima jornada'. Ele é pré-candidato à prefeitura de São Paulo e deixa o cargo no dia 24

Para Cabral, Haddad teria sido o melhor ministro da Educação que esse país já teve (Foto: Divulgação/ Subsecretaria de Comunicação Social

São Paulo – Prestes a deixar o Ministério da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à prefeitura da capital paulista, foi enaltecido pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18). Em viagem a Angra dos Reis (RJ), no litoral sul fluminense, para inauguração de um centro de educação infantil, a presidenta disse que Haddad, quando deixar a Esplanada dos Ministérios, vai enfrentar outra realidade.

No cargo desde 2005, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad “merece o reconhecimento do meu governo” pela “contribuição que ele deu”, disse Dilma.

Licenciado, ele ganhou elogios também do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que falou da atuação do petista à frente da pasta. “O melhor ministro da Educação que este país já teve. Fez uma gestão exemplar. Que seja feliz em sua nova jornada, em seu novo desafio”, disse Cabral.

Haddad havia até confirmado presença, na manhã desta quarta, a evento em São Paulo como pré-candidato, mas foi orientado pelo Comitê de Ética Pública a não participar desse tipo de atividade enquanto ocupar o ministério. Por isso, acompanhou a presidenta na viagem ao Rio de Janeiro.

O próprio ministro havia colocado o fim de janeiro como prazo para sua saída. A saída foi confirmada para a próxima terça-feira (24), com o atual titular da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, para a pasta da Educação.

A indicação do vice para a chapa de Haddad tem deixado a corrida para a prefeitura de São Paulo ainda mais movimentada. As especulações envolvem nomes do PMDB e do PSD, que também podem lançar candidatos próprios. Líderes do PT negam qualquer confirmação de aliança política.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias