Em reuniões setoriais, Dilma define metas para o ano e reforma ministerial

Dilma fez apenas uma reunião ministerial até agora, em janeiro de 2011. A segunda será na próxima semana (Foto: Roberto Stuckert Filho/Pr) São Paulo – Um dia depois de confirmar […]

Dilma fez apenas uma reunião ministerial até agora, em janeiro de 2011. A segunda será na próxima semana (Foto: Roberto Stuckert Filho/Pr)

São Paulo – Um dia depois de confirmar mudanças em dois ministérios, a presidenta Dilma Rousseff começa, nesta quinta-feira (19), reuniões setoriais com os membros do primeiro escalão do governo. Além de discutir prioridades para o ano em áreas como infraestrutura, economia, direitos humanos e políticas sociais, ela deve também tratar de outras alterações em outras pastas. Os encontros têm, oficialmente, o caráter de servir de prévia para a primeira reunião ministerial de 2012, a segunda do mandato da presidenta, na próxima segunda-feira (23).

A ministra da Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, disse que nas conversas de Dilma com os ministros ficará acertada uma avaliação dos programas e das ações do governo. A expectativa é que sejam definidas as metas até dezembro.

Nas reuniões desta tarde, a temática social predominará, começando com o Plano Brasil sem Miséria. Ao longo do dia, Dilma terá conversas com os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além de Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Os ministros Fernando Haddad (que deixa a Educação na próxima semana) e Alexandre Padilha (Saúde) também são esperados no Palácio do Planalto nesta quinta-feira.

A reunião com os 38 ministros será a última com a atual equipe, pois alguns dos titulares deixarão os cargos para concorrer às eleições municipais de outubro. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pretende disputar prefeitura de Vitória. Outro exemplo é Fernando Bezerra, da Integração Nacional, cotado para Recife.

Na quarta-feira (18), a presidenta confirmou a saída de Haddad, pré-candidato a prefeito de São Paulo. No lugar dele, assume o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Aloizio Mercadante. Para a vaga de Mercadante, Dilma optou por um perfil técnico ao definir o nome de Marco Antônio Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).