Dilma desloca Mercadante para a Educação e opta por técnico na Ciência e Tecnologia

Mercadante assume o Ministério da Educação após a saída de Fernando Haddad (Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil) São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira (18) a ida […]

Mercadante assume o Ministério da Educação após a saída de Fernando Haddad (Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira (18) a ida de Aloizio Mercadante, atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, para a Educação, no lugar de Fernando Haddad, que deixa o governo para concorrer à Prefeitura de São Paulo em outubro.

Mercadante será substituído por Marco Antônio Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A posse dos dois será no próximo dia 24.

Em nota, o Palácio do Planalto registrou que Dilma “agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros”.

Haddad assumiu o comando do Ministério da Educação em 2005, após a saída de Tarso Genro. Inicialmente era visto como um quadro técnico, apesar da ligação ao PT, devido a seu histórico acadêmico. Durante sua gestão foram realizadas transformações no papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passou a ter caráter de teste centralizado de acesso às universidades federais. Foi ampliado o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a jovens oriundos de famílias de baixa renda, e o financiamento estudantil.

Mercadante, derrotado na disputa ao governo do estado de São Paulo em 2010, foi escolhido por Dilma para comandar a Ciência e Tecnologia. O ex-senador procurou montar uma equipe de quadros técnicos para melhorar a situação brasileira no setor, um problema histórico. Um dos grandes destaques da gestão foi o Programa Ciência sem Fronteiras, que pretende enviar ao exterior 100 mil jovens brasileiros até 2014 para programas de intercâmbio.