Nelson Breve assume EBC e TV Brasil

O jornalista Nelson Breve é o novo presidente da EBC, nomeado pela presidenta DIlma Rouseff (Foto: Valter Campanato/ABr) São Paulo – A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passa a ser […]

O jornalista Nelson Breve é o novo presidente da EBC, nomeado pela presidenta DIlma Rouseff (Foto: Valter Campanato/ABr)

São Paulo – A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passa a ser presidida pelo jornalista Nelson Breve. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (1º). A também jornalista Tereza Cruvinel deixou o posto, que ocupava desde 2007, quando a TV Brasil foi criada. Além da emissora de TV pública, a estatal inclui ainda a Agência Brasil e oito emissoras de rádio, entre outros veículos de comunicação.

Breve é natural de Ourinhos (SP), a 370 quilômetros da capital, e estudou jornalismo Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como repórter em empresas do grupo Estado (Rádio Eldorado e Agência Estado) e aproximou-se do universo político e econômico.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi secretário de Imprensa da Presidência da República – quando trabalhou ao lado de Franklin Martins, um dos principais articuladores da TV Brasil. Desde abril deste ano, ocupa na EBC o cargo de superintendente de Comunicação Multimídia.

Ao deixar o cargo, Tereza Cruvinel fez críticas ao Conselho Curador da EBC. Ela enxerga uma articulação para tirá-la do posto, o que teria sido decisivo para a presidenta Dilma Rousseff optar por uma mudança no comando da empresa. A vice-presidente do Conselho Curador, Ana Luíza Fleck, lamentou os ataques, lembrando que a ex-presidente da estatal colocava em risco a consolidação do projeto.

Um dos episódios de desgaste envolveu a demanda de retirada do ar de dois programas religiosos – um ligado à Igreja Católica e outro, a uma evangélica. O conselho foi o autor da demanda, mas a então presidenta resistiu. O episódio poderia levar a pedidos de afastamento na Justiça.

Tereza Cruvinel afirmou, em entrevista coletiva na segunda-feira (31), que enfrentou 50 problemas por dia nos últimos anos. Mas deixou claro que nenhum deles envolveu tentativas de dirigismo por parte do governo ou de autoridades.

Antes da criação da TV Brasil, divergências políticas entre setores do governo foram marcantes. A discussão para a implantar a emissora nacional de caráter público encontrou respaldo nos ministério da da Cultura, da Casa Civil e na Secretaria de Comunicação Social.

Novo presidente

Jornalista há 18 anos, Breve especializou-se na cobertura econômica e política em Brasília, atuando como setorista no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto, nos ministérios da área econômica e no Banco Central. Ele também acompanhou os movimentos sociais.

A EBC possui 1.422 funcionários, dos quais 902 efetivos, 140 temporários e 380 comissionados. O orçamento da estatal é de R$ 413,7 milhões anuais – valor anterior ao ajuste fiscal efetuado pelo governo federalem fevereiro deste ano.

 

Leia também

Últimas notícias