Com possível presença de Lula, instituto discute África com bancos e indústrias em SP

São Paulo – O Instituto Lula anunciou nesta quinta-feira (3) a realização de um encontro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com […]

São Paulo – O Instituto Lula anunciou nesta quinta-feira (3) a realização de um encontro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para reunir empresários interessados em investir nos países da África. Segundo comunicado, a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou nesta semana as sessões de quimioterapia contra o câncer detectado no último sábado na laringe, “dependerá da rotina de seu tratamento”. 

Também nesta quinta a senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou haver conversado com Lula por telefone para comunicar sua desistência da disputa das prévias que escolherão o candidato da sigla à prefeitura de São Paulo no próximo ano. A parlamentar informou que o ex-presidente demonstrou disposição de retomar na próxima semana o trabalho na sede do instituto, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital paulista.

Já o tema do encontro do dia 16 de novembro na sede da Fiesp, a busca de soluções para os problemas do continente africano, é uma das questões centrais do instituto, reativado após a saída de Lula da Presidência da República, em janeiro deste ano. Nos últimos 11 meses, ele visitou três vezes a África, na última delas, como chefe da missão diplomática brasileira da Cúpula de Chefes de Estado da União Africana. De acordo com a nota emitida nesta quinta, os empresários vão discutir formas de “sintonizar” os investimentos com os objetivos das nações de forma a “contribuir para a melhoria das condições de vida de suas populações”. 

Estão confirmadas as participações do vice-presidente para Infraestrutura do Banco Africano de Desenvolvimento, Bobby Pittman, do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do presidente da organização “Global Alliance for Improved Nutrition”, Jay Naidoo.