STF abre inquérito contra ministro do Esporte, mas barra coleta de depoimentos

Tanto o atual ministro como o antigo são citados nas denúncias de desvio (Foto: José Cruz/ Agência Brasil) São Paulo – O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar […]

Tanto o atual ministro como o antigo são citados nas denúncias de desvio (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

São Paulo – O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar as acusações de desvios em programas do Ministério do Esporte. O titular da pasta, Orlando Silva, foi alvo de pedido de investigação pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na semana passada. A decisão da ministra Carmen Lúcia de aceitar o pedido foi tomada na segunda-feira (24), mas divulgada apenas nesta terça-feira (25).

No caso do ex-ministro da pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o inquérito que o investiga será analisado pela ministra para eventualmente correr em conjunto com o que corre contra Orlando Silva. Tanto o atual como o antigo ministro são citados nas denúncias de desvio publicadas na mídia nas últimas duas semanas.

Os pedidos de depoimento dos envolvidos, apresentados por Roberto Gurgel, não foram aceitos por Carmen Lúcia. Para a ministra, é necessário analisar os indícios de crime para apontar as oitivas necessárias. Além de Orlando Silva e Agnelo Queiroz, a demanda era de autorização para colher depoimentos do policial militar João Dias, autor das denúncias, e do motorista Célio Soares Pereira, que teria testemunhado movimentação de dinheiro do esquema.

O autor das primeiras acusações afirma haver um esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo. Outros programas foram alvo de acusações publicadas desde então.

Orlando Silva, que participa de sessão da Comissão da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, nega participação no esquema. Ele lembra que não há provas contra ele e também pediu que o Ministério Público o investigue, como forma de provar inocência.

Com informações da Agência Brasil