Barbiere afirma ter sido mal interpretado sobre venda de emendas em SP

Deputado estadual que acusou colegas de receberem comissão em troca de emendas no orçamento estadual faltou à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa e envio depoimento por carta

São Paulo – Conforme previsto, o deputado estadual Roque Barbiere (PTB-SP) não compareceu à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa paulista para prestar esclarecimentos aos demais parlamentares sobre as denúncias de vendas de emendas por alguns deputados. Alegando problemas particulares com a filha, que nasceu prematuramente na semana passada, Barbiere encaminhou carta explicando as denúncias e afirmou ter sido mal interpretado durante a entrevista coletiva veiculada na terça-feira (6). “Eu nunca disse que a Assembleia é como camelô. Sempre achei e disse que a maioria dos deputados era ‘gente boa’”.

Foi do parlamentar a afirmação, durante uma entrevista na internet, que 25% a 30% dos deputados “vendem” a cota de emendas a que têm direito todos os anos em troca de parte dos recursos liberados. O atual secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e deputado estadual licenciado, Bruno Covas, em entrevista a um jornal, endossou o colega e sugeriu ter ouvido rumores a respeito.

Barbiere assegurou, na carta, que ao denunciar a fraude, pretendia enaltecer o trabalho e a dignidade dos deputados que compõem a Assembleia, não o contrário. Ele também reafirmou a necessidade de se colocar fim às emendas parlamentares.

“Com o passar do tempo, percebi que as emendas fazem mal e alguns poucos a utilizavam de forma errada. Afinal, as emendas são um direito ou uma esmola do estado?”, disse, após alegar que alertou os infratores no sentido de colocarem fim às práticas ilegais. Mesmo assim, Barbiere declarou novamente que não irá assumiu o papel de “dedo-duro” e que não falará o nome de nenhum participante do esquema.

Ele afirmou que voltará à Assembleia assim que for normalizado o estado de saúde de sua filha.

Bruno Covas na mira

Os parlamentares que compõem a Comissão aprovaram por unanimidade o convite para o ex-deputado Bruno Covas explicar suas declarações durante uma entrevista a um jornal, onde ele afirma que um prefeito havia lhe oferecido 10% de uma emenda no valor de R$ 50 mil, como forma de agradecimento. Na entrevista, o deputado licenciado comentou que recusou a oferta.

Reclamando da falta de compromisso de quem é convidado pela Comissão de Ética, o líder do PT na Assembleia, deputado Enio Tatto, já fez previsões. “O próximo que vai mandar por escrito será o deputado Bruno Covas, consertando aquilo que ele falou.”

PT pede transparência

A bancada do PT divulgou nota nesta quarta-feira (5) pedindo mais transparência ao processo de emendas e a divulgação de todos os recursos solicitados pelos deputados e liberados pelo governo desde 2006.

Os petistas reclamaram das declarações generalizadas de Barbiere durante a entrevista e reforçaram a mobilização para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o processo de liberação dos recursos das emendas parlamentares.

 

Leia também

Últimas notícias