Troca de comando faz parte da rotina, afirma Dilma ao dar posse a Amorim

Presidenta citou 'moderação nas manifestações públicas' entre as qualidades do substituto de Nelson Jobim

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, tem qualidades pessoais que o aproximam dos militares, segundo Dilma (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

São Paulo – Ao afirmar que “trocas de comando fazem parte da rotina”, a presidenta Dilma Rousseff deu posse na tarde desta segunda-feira (8) ao novo ministro da Defesa, Celso Amorim, chamado por ela de “patriota” e “homem certo para o lugar certo”. Ele substitui Nelson Jobim, ausente na cerimônia e demitido na última sexta-feira (5) após mais uma sessão de comentários sobre o governo, que voltaram a provocar desconforto interno.

“O meu governo – e eu acredito que todo e qualquer governo – tem ministérios cuja importância estratégica para o país impõem rigorosa distância de injunções externas de qualquer tipo – o Ministério da Defesa é um deles. A lógica do Ministério da Defesa é a disciplina, a competência e a dedicação. A ideologia do Ministério da Defesa é o respeito à Constituição e a subordinação aos interesses nacionais. O partido do Ministério da Defesa é a pátria. Os senhores sabem disso, o novo Ministro sabe disso, e todos sabemos que trocas de comando fazem parte da rotina, desde que se troque o comandante, mas não se deixe de fazer o que precisa ser feito”, disse a presidenta.

Ela destacou “qualidades pessoais” que aproximam Amorim dos militares, como cultura e preparo técnico, coleguismo e solidariedade no ambiente de trabalho. Citou também uma qualidade que teria faltado a Jobim e criado atritos internos: moderação nas manifestações públicas. “Sobretudo, disciplina e respeito à hierarquia. Na verdade, Celso Amorim é um patriota, Celso Amorim é um homem talhado para esta fase do Brasil, que é um país de cabeça erguida, consciente da sua soberania”, acrescentou, citando pouco antes as passagem do diplomata pelos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula, “quando (neste último caso) o Brasil foi elevado à condição de protagonista, com voz ativa no cenário mundial e sujeito do seu próprio destino”.

“Mudanças importantes sempre provocam tensão. Mas elas requerem cuidado, elas cobram sensatez e exigem escolhas bem refletidas. E foi com cuidado e com a devida reflexão que eu convidei o embaixador Celso Amorim para o cargo de ministro da Defesa”, destacou Dilma.

Leia também

Últimas notícias