Apesar de aproximação de Kassab, PCdoB de São Paulo não descarta PT em 2012

Atual prefeito paulistano e PT se opõem de forma clara. Mesmo assim, comunistas consideram viável aliança com um dos dois partidos

São Paulo – O presidente do PCdoB paulista, Wander Geraldo, afirmou à Rede Brasil Atual que apesar da aproximação do partido com o prefeito municipal Gilberto Kassab (ex-DEM, a caminho do PSD), os comunistas não descartam a hipótese de uma coligação com o PT. A declaração ocorre dois dias depois de confirmada a pré-candidatura do vereador Netinho de Paula para disputar a prefeitura de São Paulo, em 2012.

A participação de Kassab na Conferência Municipal do partido, no sábado (27), aumentou os rumores de que estaria em fase crescente a distância entre o PCdoB e o PT, aliados históricos na cidade. Desde o início do ano, os comunistas deixaram de atuar como oposição, quando aceitaram compor a prefeitura com a indicação para o cargo da Secretaria Especial para a Copa.

Mesmo considerando a possibilidade de coligação com o futuro partido de Kassab, o PSD, Wander não excluiu o PT de conversas. “O PT não definiu candidatura ainda (na eleição municipal de 2012), então nós não temos tempo para ficar esperando, vamos tocando a campanha do Netinho; caso eles tenham candidato próprio, nós poderemos discutir apoio”, explicou.

O PT segue como principal opositor a Kassab. Aderir a um significa romper com o outro. Apesar disso, a avaliação é de que o PCdoB tenta se cacifar para a disputa eleitoral de 2012, para não ficar a reboque de nomes de mais peso.

Além das conversas com o PT e com Kassab, o presidente estadual garantiu que as coligações com outros partidos já estão adiantadas. “Estamos buscando construir essa aliança com apoio de alguns partidos que são próximos de nossa ação política, como o PDT, PSC, PR, vamos conversar com o PSB, estamos buscando esses outros partidos para nos apoiar”, afirmou.