Primeiro balanço do PAC sob o governo Dilma será apresentado nesta sexta

Avaliações trimestrais que marcaram os primeiros quatro anos do plano foram deixadas de lado

São Paulo – O primeiro balanço das duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante o governo da presidenta Dilma Rousseff está programado para esta sexta-feira (29). A avaliação deve apresentar dados sobre o andamento de obras no que diz respeito à liberação de recursos, contratação de serviços e execução em infraestrutura de energia, transportes, saneamento e habitação.

De 2007, quando foi lançado, a 2009, os balanços foram apresentados trimestralmente, com a própria Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil, como responsável pelo acompanhamento dos dados – ela permaneceu no cargo até março de 2010. Desde o ano passado, a opção foi apresentar os relatórios a público a cada seis meses.

Nesta sexta, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, é quem irá se encarregar de expor os dados. Outros ministros envolvidos com as obras devem participar.

No último balanço, de dezembro do ano passado, os quatro primeiros anos de PAC haviam resultado na liberação de 85,1% dos recursos para obras. Estavam concluídas 62% das ações previstas, enquanto outras 30% seguiam em ritmo adequado. Apenas 6% demandavam atenção e 2% eram tidas como preocupantes – em geral por entraves judiciais.

O objetivo das duas edições do PAC era enfrentar os chamados gargalos de infraestrutura que impedem o país de crescer. Quando foi lançada, a medida indicava uma forma diferente de o Estado agir na economia, sem conduzir nem fomentar o crescimento, mas buscando ser um catalisador de diferentes áreas. Para a oposição, trata-se de um instrumento de propaganda política, já que foram reunidas sob o guarda-chuva do programa ações já previstas anteriormente por diferentes pastas.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias