Luiz Sérgio e Ideli trocam de cargo em nova mudança no governo

Segunda alteração no primeiro escalão de Dilma foi confirmada em nota da Presidência

Luiz Sérgio e Ideli trocam Relações Institucionais pela Pesca (Foto: Antonio Cruz e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

São Paulo – Na mesma semana em que Antonio Palocci deixou a chefia da Casa Civil, o governo da presidenta Dilma Rousseff passa por uma outra mudança. Desta vez, porém, ninguém deixa a Esplanada dos Ministérios, já que há uma troca de postos. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, devem alternar de posição.

A mudança foi confirmada oficialmente em nota da Presidência da República. O texto divulgado informa ainda que a posse aos ministros nas novas funções ocorre na próxima segunda-feira (13).

Com isso, rompe-se com o padrão de manter, a frente da articulação com o Congresso Nacional, um deputado federal. Ideli atualmente está sem mandato legislativo, embora tenha cumprido mandato de senadora até 2010. Ideli foi alvo de críticas quando assumiu o ministério da Pesca, por ser vista como uma figura pouco afeita ao tema.

Luiz Sérgio vinha sendo alvo contínuo de críticas por deputados e senadores da base governista. A maior parte da articulação política havia ficado a cargo de Palocci. Com a chegada de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, com atribuições apenas de gestão e coordenação de projetos – sem tantas atribuições relacionadas ao Congresso – a mudança era motivo de rumores.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chegou a fazer uma peregrinação no Senado, na quinta-feira (9). Ele esteve com expoentes do PT e do PMDB em um movimento que foi entendido como uma costura política da substituição de Luiz Sérgio. Seu nome, porém, foi preterido pela presidenta.

Vaccarezza negou ter feito campanha pelo cargo. “Não tem candidatura de ministro, o Luiz Sérgio fez um bom trabalho de articulação política e para mim é constrangedor ver meu nome circular. Sou líder do governo e não estou articulando nada que não seja a manutenção do Luiz Sérgio”, disse. A declaração foi dada, porém, antes de qualquer confirmação oficial de mudança. O uso do passado na construção da frase (“fez”) soou como gafe. Ele garantiu que apenas referiu-se aos meses anteriores, não porque a saída estivesse consagrada.

Ainda na quinta, Luiz Sérgio criticou, por meio de seu perfil no Twitter, jornalistas que anunciavam sua saída do governo. Ele teria acertado a mudança em um almoço, na tarde desta sexta-feira (10), com a presidenta Dilma. Ideli recebeu um telefonema para acertar a mudança.