Temer confirma Chalita como pré-candidato à prefeitura de São Paulo mesmo antes da filiação

Marta também admitiu a possibilidade de concorrer em 2012

Chalita deverá se filiar ao PMDB no início de junho (Foto: SauloCruz/AgênciaCâmara)

São Paulo – Próximo de oficializar sua migração do PSB para o PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita chega ao partido com estatuto de pré-candidato à disputa pela prefeitura da capital em 2012. Quem confirmou foi o presidente licenciado da legenda e vice-presidente da República, Michel Temer. O deputado pode ter, como concorrentes, o vereador Netinho de Paula (PCdoB) – que já se lançou pré-candidato – e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

Em evento na Univerdade Mackenzie, na manhã desta sexta-feira (13), Temer afirmou que Chalita vai se filiar ao PMDB no dia 4 de junho. “A partir daí, já há uma pré-candidatura dele para o município”, anunciou. As declarações feitas apenas dois dias após Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), filiar-se ao partido e evidenciar sua vontade pela disputa pela prefeitura de São Paulo nas próximas eleições.

Sobre um possível atrito com o PT em 2012, Temer deixou claro que enxerga o partido da presidenta Dilma como aliado. “Se não for possível (uma aliança) no primeiro turno, que seja no segundo”, opinou.

O PT deverá fechar seu nome para a disputa em breve. Marta Suplicy, detentora da maior força política petista da cidade, cogitou a possibilidade de encarar mais uma disputa no programa Jogo do Poder, da Rede CNT, nesta sexta-feira (13).

“Não pensava em ser candidata em 2012, mas passei a cogitar concorrer à prefeitura depois de ver o que o (Gilberto) Kassab fez com a minha cidade. Isso me permitiu pensar: eu tenho possibilidade e estou colocando meu nome a disposição do partido”, avisou Marta.

Eleitorado de Quércia

Gabriel Chalita permaneceu, por quase 20 anos, no PSDB. Em 2009, migrou para o PSB e candidatou-se a deputado federal por um partido da base do governo federal. Sua expressiva votação em 2010, atrás apenas de Tiririca no estado, despertou o interesse no PMDB. Após a morte de Orestes Quércia, no ano passado, aumentou o espaço na legenda para novas lideranças em São Paulo.

Questionado pelo portal Terra, a respeito do buraco deixado por Quércia, Chalita se esquivou: “Eu gostaria de herdar o eleitorado do Quércia, do Lula, do (Geraldo) Alckmin, do (Mario) Covas, de todo mundo que estiver à disposição”. A respeito da filiação de Skaf ao PMDB, o vice-presidente o classifica como uma alternativa para o futuro, possivelmente para as disputa ao governo do Estado em 2014. Segundo o vice, Skaf “é um nome que pode ser preparado”.

Leia também

Últimas notícias