Perto dos 100 dias, líder do governo na Câmara vê Dilma com ‘luz própria’

Vaccarezza celebrou popularidade de Dilma e citou medidas econômicas como trunfo (Foto: Diógenis Santos/Agência Câmara) São Paulo – Um governo de continuidade da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, […]

Vaccarezza celebrou popularidade de Dilma e citou medidas econômicas como trunfo (Foto: Diógenis Santos/Agência Câmara)

São Paulo – Um governo de continuidade da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, mas com “luz própria”. A definição é do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), em discurso no plenário da Câmara sobre os 100 primeiros dias de gestão da presidenta Dilma Rousseff. Ele destacou a popularidade da administração, além da elevação no nível de investimento na economia e a busca de alternativas para controlar a inflação que não se limitem à elevação de juros pelo Banco Central.

“Este é um governo que mantém as conquistas de Lula, mas que avança e conduz o país para estar entre as cinco maiores potências mundiais”, comemorou Vaccarezza. “A população vem percebendo que as mudanças iniciadas no governo Lula não apenas estão sendo mantidas, mas também aprofundadas e aperfeiçoadas, no propósito evidente de se consolidarem conquistas e de se abrirem novas possibilidades.”

Os 100 dias de governo serão completados neste domingo (10). O prazo é visto por analistas políticos como um período de maior calmaria na política, já que parte da oposição hesita em elevar o tom de cobranças à gestão recém-empossada.

Apesar de ressaltar o caráter de continuidade, Vaccarezza mencionou apenas por três vezes o nome do ex-presidente Lula. O líder do governo na Câmara citou ainda avanços na saúde e na educação infantil. Na primeira, o destaque foi a inclusão de medicamentos para gratuitos para diabetes e hipertensão nos estabelecimentos associados ao Programa Farmácia Popular. Na segunda, a assinatura de acordo para a construção de 718 creches em 419 municípios.

“O primeiro trimestre do governo Dilma foi nitidamente marcado por várias medidas em favor do crescimento econômico, da distribuição de renda, e da melhoria das condições de vida da população brasileira”, destacou. Ele citou o valor do salário mínimo de R$ 545 aprovado em fevereiro, com discreto aumento acima da inflação como exemplo dessa prioridade. Isso porque a medida prevê a manutenção de uma fórmula que assegura reajuste real até 2015. Outro exemplo foi a correção em 45% dos benefícios do Bolsa Família.

Leia também

Últimas notícias