Morre o ex-governador do Maranhão Jackson Lago

São Paulo – Morreu na noite desta segunda-feira (4), em São Paulo, aos 76 anos, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago. Segundo nota divulgada pelo PDT, partido de Lago, ele […]

São Paulo – Morreu na noite desta segunda-feira (4), em São Paulo, aos 76 anos, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago. Segundo nota divulgada pelo PDT, partido de Lago, ele estava internado desde o último dia 30 na unidade de terapia intensiva do Hospital do Coração, na capital paulista.

Rival político da família Sarney no Estado, Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão e ao lado de Leonel Brizola, participou da fundação do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 1979.

O político foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, e foi eleito. Em abril de 2009, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a acusação de abuso de poder político.

Em 2010, voltou a enfrentar Roseana nas urnas, mas foi barrado pelo TSE, com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido cassado em 2009.  Apesar disso, o Tribunal Regional Eleitoral  (TRE) do Maranhão liberou sua candidatura. Lago teve 19,5% dos votos em 2010 e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado.

Com informações da Agência Brasil