Lula critica FHC: ‘Povão são todos os brasileiros’

Lula acredita que os brasileiros não aceitam mais uma oposição vingativa e com ódio (Foto: Ricardo Stuckert/Pr – arquivo) São Paulo – Em resposta a artigo de Fernando Henrique Cardoso […]

Lula acredita que os brasileiros não aceitam mais uma oposição vingativa e com ódio (Foto: Ricardo Stuckert/Pr – arquivo)

São Paulo – Em resposta a artigo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou seu antecessor por defender que os tucanos mirassem na classe média e deixam de buscar o apoio do “povão”. Dizendo não ter entendido bem o sentido da manifestação, Lula declarou considerar que “povão” são brasileiros de todas as classes e, por isso, a razão de ser do país.

“Eu sinceramente não sei o que ele quis dizer”, começou Lula, após participar de seminário de uma multinacional de telefonia em Londres. “Nós já tivemos políticos que preferiam cheiro de cavalo que o povo. Agora tem um presidente que diz que precisa não ficar atrás do povão, esquecer o povão. Eu sinceramente não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão”, disse Lula.

Além da alusão a Fernando Henrique, Lula mencionou indiretamente João Figueiredo, o último dos presidentes militares da ditadura. Apaixonado por cavalos, ele declarou, à época, que preferia o cheiro de cavalos ao do povo.

A polêmica afirmação do ex-presidente foi retirada de um artigo publicado na revista Interesse Nacional que ganhou as manchetes de jornais paulistas. No texto, Fernando Henrique defende que a oposição deveria voltar-se para as “novas classes possuidoras”, alheias ao jogo partidário e mais ligadas a redes sociais na internet, e desistir do “povão”, quer dizer, das camadas mais pobres.

“O povão é a razão de ser do Brasil, e dele fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres. Todos são brasileiros”, rebateu Lula. “O povo brasileiro não aceita mais uma oposição vingativa, com ódio, negativista. O que o povo brasileiro quer é gente que pense com otimismo no Brasil, afinal de contas conquistamos um estágio de autoestima que já não podemos voltar atrás”, rebateu.

O discurso de Lula no evento em Londres foi um elogio ao Brasil, com destaque à estabilidade fiscal, econômica e democrática. Nesta quinta-feira, Lula segue para a Espanha, para encontrar o presidente José Luis Rodríguez Zapatero, receber um prêmio na cidade de Cádiz, ao sul do país, e assistir, no sábado (16), à partida entre Real Madrid e o Barcelona. Só então ele volta ao Brasil.

“Venci com o povão”

Após a repercussão, Fernando Henrique voltou a falar sobre o tema. Ele se mostrou espantado com a reação especialmente de partidários da oposição ao governo federal. O ex-presidente qualificou como “precipitadas” as manifestações a respeito, afirmando que membros do PSDB, DEM e PPS fizeram “o jogo do PT” ao falar sobre o tema.

A O Estado de S.Paulo, Fernando Henrique voltou a defender que a oposição tenha um foco de ação definido, mas ele sustenta que é contrário a ignorar as camadas mais pobres da sociedade. “Eu venci duas eleições com o voto desse povão. E no primeiro turno, e contra o Lula. Agora, temos de ter uma estratégia para esses novos setores, mais sensíveis. Temos que fincar o pé na internet e nas redes sociais”, afirmou.

Ele insistiu que considera que o PT e o governo têm meios mais eficazes de atingir a população mais pobre, “cooptadas por sindicatos e centrais sindicais”.

 

Leia também

Últimas notícias