Políticos lamentam morte de Alencar

(Foto:Arquivo/Agência Brasil) São Paulo – O vice-presidente da República, Michel Temer, emitiu nota na tarde desta terça-feira (29) lamentando a morte do ex-vice-presidente José Alencar. O mineiro, de 79 anos, […]

(Foto:Arquivo/Agência Brasil)

São Paulo – O vice-presidente da República, Michel Temer, emitiu nota na tarde desta terça-feira (29) lamentando a morte do ex-vice-presidente José Alencar. O mineiro, de 79 anos, morreu nesta terça após nova internação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de um câncer do qual se tratava há mais de uma década.

Como Dilma Rousseff está em viagem a Portugal, Temer fará os pronunciamentos por parte do Palácio do Planalto até o retorno da presidenta, que deve ser antecipado para a manhã de quarta-feira (30). “Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro”, anotou Temer na nota. “Lamento profundamente a morte desse mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil.”

Pouco antes, Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, foi informado durante conversa com jornalistas sobre a morte de Alencar. “Ele deu tantos bailes nos médicos que a gente achava que ele poderia ainda aguentar mais um pouco no meio de nós. Foi o equilíbrio dele, a amizade dele que nos confortou nas horas mais difíceis”, afirmou o ministro, que no governo Lula foi chefe de gabinete da Presidência.

Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, ressaltou a vitória pessoal de Alencar, de infância humilde em Muriaé, Minas Gerais, até se transformar no presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas). “Menino pobre, se transforma num grande empresário, se transforma no vice-presidente da República. Mas acima de tudo se transforma em uma força para todos os brasileiros pela sua fé, pelo seu amor ao Brasil, pela sua defesa da nossa pátria”, disse. 

Congresso

A Câmara suspendeu a sessão desta terça em homenagem ao ex-vice-presidente. Os parlamentares que estavam em plenário fizeram um minuto de silêncio em sinal de luto. “José Alencar demonstrou, mesmo na adversidade da luta contra a doença, muita garra e resistência, o que compactua com o povo brasileiro, um povo lutador. Ele é a representação do que são a energia e a força que compõem o brasileiro”, disse o presidente da Casa, Marco Maia.

Para o deputado ACM Neto (DEM-BA), Alencar foi “um dos homens públicos mais respeitados do país e exemplo de serviços públicos prestados ao país, sobretudo na luta pela vida. A nova geração de políticos hoje se sente emocionada”.

O presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) afirmou que Alencar foi “um grande brasileiro e um grande político. Tinha coragem de discordar e de ser um homem público. A maneira como ele enfrentou a doença, e soube sofrer, é uma lembrança que o povo brasileiro jamais esquecerá”.

O mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o ex-vice foi “um exemplo de nós todos, que honra Minas Gerais e que honra essa nossa atividade tão depreciada, tão contestada, mas que tem também a exercê-la homens do quilate moral e da dimensão política de José Alencar”.

O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Alencar foi um “homem voltado aos interesses nacionais, um grande mineiro, um grande brasileiro… Acho que todos nós perdemos um homem guerreiro. Ele mostrou sua garra não só na doença, mas em toda a sua vida pública”.

Homem público

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, soube da notícia em Brasília, onde participava de solenidade em memória do ex-governador Mário Covas, morto há dez anos. “[Manifesto] o sentimento do governo de São Paulo à sua família pela perda que representa. O país perdeu um homem exemplar, um empreendedor apaixonado, um homem de fé.”

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, destacou “a persistência, a tenacidade e a fé” com que o ex-vice-presidente lutou pela vida. “Sua luta incansável contra a doença, com certeza, vai ficar na memória de todos nós brasileiros”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil e da Reuters.

Leia também

Últimas notícias