Em quatro anos, patrimônio de Bolsonaro aumentou 90,5%

Assessores do deputado afirmam que variação é compatível com rendimentos

Além de receber como deputado, Bolsonaro é capitão do Exército (Foto: Janine Moraes/Agência Câmara)

São Paulo – O patrimônio declarado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) à Justiça Eleitoral quase dobrou de 2006 para 2010. A variação foi de R$ 392,7 mil, o que equivale a 90,5% do valor dos bens acumulados quatro anos antes. Um apartamento em Brasília (DF), um automóvel e uma casa em Angra dos Reis são os itens de maior valor. As informações são do portal Excelências, mantido pela ONG Transparência Brasil.

Alguns blogues divulgaram o dado, parte da documentação apresentada por candidatos à Justiça. Mesmo sem acusar o parlamentar de enriquecimento ilícito, eles levantam suspeitas contra Bolsonaro, acusado de racismo e manifestações homofóbicas por declarações a um programa de TV na segunda-feira (28). Durante o restante da semana, ele negou qualquer teor contra negros nas declarações, mas reforçou os ataques a homossexuais.

Segundo assessores do deputado, a variação é compatível com a renda de Bolsonaro no período. Além da remuneração como parlamentar – atualmente em R$ 26,7 mil –, ele ainda tem rendimentos como ofical do Exército. Ele tem a patente de capitão.

Ainda de acordo com os assessores do gabinete em Brasília, ambas as fontes de renda são tributáveis na fonte, o que significa que variações fora do previsto teriam sido alvo da Receita Federal. O estilo de vida “regrado” e de poucas viagens para além da capital federal e de sua base política, a cidade do Rio de Janeiro, são outros motivos para sustentar que o aumento do patrimônio não envolve qualquer irregularidade.

 

 

Leia também

Últimas notícias