Dilma faz primeiro encontro com governadores nordestinos

A presidenta Dilma Rousseff (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) Brasília – Em sua primeira viagem de trabalho ao Nordeste depois de tomar posse, a presidenta Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (21), […]

A presidenta Dilma Rousseff (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – Em sua primeira viagem de trabalho ao Nordeste depois de tomar posse, a presidenta Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (21), em Aracaju (SE), do 12º Fórum dos Governadores do Nordeste, que reunirá os nove gestores dos estados da região, mais o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Ela vai se encontrar com governadores Ela 

De acordo com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que organizou o encontro deste semestre, os governadores vão demonstrar à presidenta a garantia da continuidade dos programas iniciados no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que tiveram um impacto grande na região. Isso porque há preocupação em relação ao corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para este ano, anunciado pela equipe econômica do governo.

Os governadores planejam entregar a Dilma uma agenda de trabalho com as prioridades em comum. O documento, organizado por Déda e por Cid Gomes (PSB), do Ceará, vem sendo encarado como um novo plano de desenvolvimento para o Nordeste na área social e econômica e relaciona interesses comuns aos nove estados, além das vocações de cada um.

Participarão do encontro, além de Déda e Cid, Eduardo Campos (PE), Rosalba Ciarlini (RN), Teotônio Vilela (AL), Jaques Wagner (BA), Roseana Sarney (MA), Ricardo Coutinho (PB), Wilson Martins (PI) e Anastasia (MG).

O Fórum de Governadores do Nordeste vem se tornando palco privilegiado das discussões políticas da região, principalmente após a extinção da Superintendência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 2001. Essa é uma das razões para que o governador de Minas Gerais seja convidado a participar, já que a região mais setentrional e pobre de Minas fazia parte da área da Sudene. Anastasia já confirmou presença.

Os encontros vêm sendo realizados periodicamente há quatro anos e este de Aracaju é o primeiro com a nova composição política. O ex-governador de Minas Aécio Neves foi convidado em outros encontros, mas não compareceu.

Edição: Fábio M. Michel

Leia também

Últimas notícias