Dilma recebe governador de Minas para tratar de enchentes

Antonio Anastasia e Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) São Paulo – O primeiro encontro oficial entre a presidente Dilma Rousseff e o governador de Minas […]

Antonio Anastasia e Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

São Paulo – O primeiro encontro oficial entre a presidente Dilma Rousseff e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), nesta sexta-feira (21), no Palácio do Planalto, serviu para reforçar a parceria entre o governo federal e o estado mineiro. As informações são do Blog do Planalto. Em entrevista coletiva após o encontro, Anastasia afirmou que o diálogo entre seu governo e o governo federal seguirá o mesmo modelo daquele que vinha ocorrendo no governo do ex-presidente Lula.

“Foi uma reunião muito boa. Uma visita de cortesia à presidente Dilma, em que pudemos tratar de assuntos importantes para Minas Gerais”, disse o governador.

Segundo Anastasia, parte da audiência serviu para apresentar o relato das enchentes ocorridas no Sul do estado. Segundo ele, 82 municípios naquela região foram atingidos e cerca de mil casas destruídas. Porém, conforme explicou, os danos são menores se comparados à tragédia ocorrida no Rio de Janeiro. Mesmo assim, Minas Gerais pediu a liberação de R$ 250 milhões para fazer frente aos prejuízos. O relatório já foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional.

O governador mineiro disse que já tinha conversado por telefone com Dilma e que, na oportunidade, expôs as dificuldades em função das chuvas. Na avaliação de Anastasia, Minas teve pouco impacto porque a região atingida estava melhor preparada. Agora, o estado irá aguardar as providências do governo federal para a reconstrução de moradias e outros prédios públicos e privados destruídos.

“O importante agora é que o sol volte a brilhar”, afirmou.

Anastasia contou também que na audiência tratou de investimentos em projetos de infraestrutura. Ele citou como exemplo obras para a Copa do Mundo 2014 e o metrô de Belo Horizonte, além de uma fábrica de ureia em Uberaba, no Triângulo mineiro. O governador disse também que convidou a presidente para a cerimônia comemorativa ao Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que acontece tradicionalmente na cidade histórica de Ouro Preto. Segundo o governador, Dilma confirmou participação na solenidade e o informou sobre a abertura de um escritório da Presidência da República em Belo Horizonte.

Indagado por jornalistas sobre se foi conversado, na audiência, sobre a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o governador disse que a conversa não aconteceu, mas ele assegurou ser defensor de uma reforma tributária mais ampla. Ao concluir a entrevista, Anastasia avaliou como sendo positiva a administração de Dilma nestes 21 dias de mandato.

“A gente torce para que tudo dê certo.”

 

Leia também

Últimas notícias