Plínio esclarece: Lula foi frustrante, tucanos fizeram ‘governo nefasto’

Em nota, candidato à Presidência critica 'Rede Brasil Atual'. Ele lamenta dúvidas geradas a respeito de sua posição sobre o segundo turno e sobre suas expectativas para o governo Dilma

Para Plínio, inferir que ele tivesse sugerido voto em Serra é “má fé” (Foto: Fabio Nassif/Divulgação)

São Paulo – O quarto colocado na disputa à Presidência da República Plínio de Arruda Sampaio afirma que considera a perspectiva do governo comandado por Dilma Rousseff (PT) ruim, assim como seria a de um eventual governo José Serra (PSDB). Em nota encaminhada à Rede Brasil Atual (leia abaixo),  Plínio rechaça a hipótese de que “preferiria” um governo tucano, explicando que vê o governo Lula como frustrante, enquanto o período sob Fernando Henrique Cardoso é qualificado como “nefasto”.

Plínio taxa de “má fé” a interpretação de que sua fala indicaria predileção por Serra. “Os comentários maldosos que estão sendo feitos significam apenas ressentimento dos que ficaram indignados com as palavras que usei nos debates eleitorais”, criticou.

Na quarta-feira (3), a Rede Brasil Atual publicou o texto “Plínio afirma que preferiria governo Serra ao de Dilma”, a partir de entrevista concedida pelo promotor de Justiça aposentado à edição eletrônica do Jornal do Brasil. Na entrevista, Plínio disse: “No (eventual governo) Serra, temos a repressão, em Lula a cooptação (…). Acho mais favorável (para a esquerda) a repressão, que aliás já enfrentei. Mas é melhor porque a repressão unifica, as pessoas se unem, vão para as ruas”. 

Na nota encaminhada nesta segunda-feira (8), ele critica o enfoque adotado no texto por gerar dúvida sobre sua postura em relação à disputa presidencial. “Sobre minha posição no segundo turno só pode ter dúvida quem estiver determinado a tê-la, porque está cristalinamente dito que anularia meu voto. Disse isto no Manifesto que publiquei e em todas as minhas aparições na televisão”, vaticinou.

Plínio detalhou o que considera ser a diferença entre as gestões. “Serra significaria maior repressão ao movimento popular e polícia mais truculenta contra o povo. Lula/Dilma não reprimem tanto, mas cooptam lideranças dos movimentos populares e, desse modo, corrompem tais movimentos, dividindo-os”, esclarece. “Em nenhum momento afirmei preferir um governo Serra, pois o tucanato foi desde sempre no Brasil um governo nefasto. O governo Lula/Dilma foi frustrante”, diferencia.

Ao contrário

O candidato do PSOL critica ainda o papel desempenhado por Dilma e Serra na campanha. “Para os socialistas, os processos eleitorais são importantes como instrumentos de conscientização da massa popular. Tanto Serra como Dilma dificultam extremamente o trabalho de conscientização”, avalia. “Por isso, não prefiro nem um nem outro. Preferiria, isso sim, um governo verdadeiramente dos trabalhadores, que fizesse avançar a conscientização e a mobilização popular”, aponta.

 

Confira a íntegra da nota de Plínio de Arruda Sampaio

A propósito do meu posicionamento sobre o governo

Plínio Arruda Sampaio*

Dei uma entrevista telefônica para o “Jornal do Brasil” recentemente. Apesar da primeira frase da resposta à pergunta se eu preferia a eleição de José Serra ao invés de Dilma ter sido clara quanto à minha opinião de que as duas opções são ruins e que não preferiria José Serra, pessoas mal intencionadas agora acusam-me de estar fazendo jogo duplo. Especialmente a Rede Brasil Atual – que produziu matéria sobre o assunto afirmando, sem me ouvir, como diversas vezes fez sem nenhuma dificuldade, que eu preferiria um governo tucano ao petista. Por isso, sinto-me obrigado a esclarecer de uma vez por todas este assunto.

Sobre minha posição no segundo turno só pode ter dúvida quem estiver determinado a tê-la, porque está cristalinamente dito que anularia meu voto. Disse isto no Manifesto que publiquei e em todas as minhas aparições na televisão.

O que sempre declarei – e agora reitero – é o seguinte: Serra significaria maior repressão ao movimento popular e polícia mais truculenta contra o povo. Lula/Dilma não reprimem tanto, mas cooptam lideranças dos movimentos populares e, desse modo, corrompem tais movimentos, dividindo-os. Em nenhum momento afirmei preferir um governo Serra, pois o tucanato foi desde sempre no Brasil um governo nefasto. O governo Lula/Dilma foi frustrante.

Para os socialistas, os processos eleitorais são importantes como instrumentos de conscientização da massa popular. Tanto Serra como Dilma dificultam extremamente o trabalho de conscientização. Por isso, não prefiro nem um nem outro. Preferiria, isso sim, um governo verdadeiramente dos trabalhadores, que fizesse avançar a conscientização e a mobilização popular.

Inferir daí que eu estivesse sugerindo o voto em Serra só pode ser má fé.

Se há um traço que marcou minha vida política, e que até meus inimigos sempre reconheceram, foi a clareza das minhas atitudes. Os comentários maldosos que estão sendo feitos significam apenas ressentimento dos que ficaram indignados com as palavras que usei nos debates eleitorais.

Por isso, encaminho a nota acima à Rede Brasil Atual para publicação nos mesmos espaços onde foram veiculadas inverdades sobre minha postura política e militante, esperando não ser necessário tomar as medidas cabíveis para que minha real posição seja divulgada.

* Plínio Arruda Sampaio, dirigente nacional do PSOL e candidato à Presidência da República nas eleições 2010