Serra afirma que licitação do metrô de SP não precisa de investigação

Para o candidato, governo de SP não precisa ser fiscalizado no caso 'porque não teve nada'. Na véspera, tucano havia pedido paralisação da obra além de acusar construtoras por possível 'acerto'

Serra fez campanha em Pernambuco onde mudou sua posição sobre as acusações de fraude em licitação no metrô de São Paulo (Foto: Marcos Brandão/ObritoNews-Divulgação)

São Paulo – O governo de São Paulo não precisa ser investigado diante da acusação de fraude na licitação no metrô da capital do estado “porque não teve nada”, afirmou José Serra (PSDB), candidato à Presidência da República. O resultado de uma rodada de leilões da Linha 5-Lilás da Companhia do Metropolitano (Metrô) era conhecido seis meses antes do anúncio dos resultados, segundo denúncia do jornal Folha de S.Paulo.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (27), em Recife (PE), entre ações de campanha. “Não (precisa investigar a gestão), porque não teve nada”, avisou. Ele tentou driblar a pergunta atribuindo a acusação ao período eleitoral. “Como é véspera de eleição e falta assunto para os petistas falarem de corrupção do nosso lado, eles ficam inventando, ficam fazendo cavalo de batalha em torno disso”, esquivou-se o candidato.

O teor das afirmações divergem da reação inicial do candidato. Na terça-feira (26), Serra havia defendido a paralisação das obras e atribuiu qualquer possibilidade de fraude às construtoras.

Nesta quarta, Serra garantiu que apenas duas empresas possuem o equipamento de escavação e perfuração exigido para a obra – conhecido como “Tatuzão”. Por isso, não seria necessário ser “muito adivinhão” para descobrir o resultado. O candidato ainda alega que não era mais governador no período do leilão suspeito.

Ele ainda acusa o governo federal de “acertar” resultados de licitações de sua responsabilidade, como a de Belo Monte. “A propósito de concorrência acertada, quem faz isso publicamente e abertamente e nunca ninguém disse nada é o governo federal”, criticou Serra. “Fez isso com Belo Monte, anda fazendo isso com todo mundo”, disse. “Eles escolhem inclusive as empresas e depois fazem a concorrência já tendo combinado como faria”, garantiu.

Na terça-feira (26), após a revelação do conhecimento prévio do resultado da licitação, o governo de São Paulo anunciou o congelamento do processo. Alberto Goldman (PSDB), atual governador e sucessor de Serra, afirmou ter determinado investigação do Ministério Público Estadual e da Corregedoria-Geral do Estado. Goldman disse não descartar a hipótese de formação de cartel entre as construtoras.

Deputados estaduais do PT repetiram o pedido de apuração ao MPE e estenderam a demanda ao Ministério Público Federal.

Serra ainda citou a denúncia apresentada na semana passada pelo procurador do MInistério Pública estadual de São Paulo, José Carlos Blat, contra João Vaccari Neto, tesoureiro do PT. Ele é acusado de envolvimento em ações irregulares na Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). A denúncia foi apresentada a 10 dias da eleição, após cinco anos de inquérito aberto nas mãos de Blat.

 

Leia também

Últimas notícias