Deputado petista mais votado de SP vê 2º turno como ‘lição de humildade’

João Paulo Cunha admite 'salto alto' na campanha, mas considera que foi 'susto positivo'

O deputado federal João Paulo Cunha (Foto: Elton Bomfim/Agência Câmara)

São Paulo – Para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), quinto mais votado do estado e primeiro do PT, o fato de a eleição presidencial ter sido levada ao segundo turno é uma “lição de humildade”. Sem citar nomes, ele criticou o salto alto da campanha de Dilma Rousseff (PT), candidata governista à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

As declarações foram feitas em entrevista coletiva na cidade de Osasco (SP), na manhã desta quarta-feira (6), informa o jornal Visão Oeste. “A ida para o segundo turno foi um susto positivo, para mostrar que não se pode subir no salto alto, (foi uma) lição de humildade”, destaca. “No segundo turno será outra campanha”, alerta.

João Paulo acredita que Marina Silva irá declarar apoio à candidatura petista. “(É) uma companheira que ficou no PT por 30 anos. Estou seguro que ela não fará uma opção contra o presidente Lula e Dilma”, aposta.

Ele ainda apontou uma ação de “calúnias”, em rádios, jornais e na internet como responsáveis pelo segundo turno. Ele considera, segundo o jornalista Eduardo Maretti, que a campanha de Dilma deveria ter sido mais agressiva nas respostas a essas iniciativas.

Cinco anos depois de ver seu nome envolvido na crise política de 2005, conhecida como mensalão, o deputado conseguiu expandir sua votação. Ele angariou 255 mil votos – dos quais 69 mil foram da região oeste da Grande São Paulo –, 80 mil a mais do que em 2006. 

Leia também

Últimas notícias