Promessas de Serra para cooperativas de crédito mostram desinformação, diz ativista

São Paulo – O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (21), em Maringá (PR), que pretende dar incentivos ao cooperativismo de crédito no país, caso […]

São Paulo – O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (21), em Maringá (PR), que pretende dar incentivos ao cooperativismo de crédito no país, caso seja eleito. Para Gilmar Carneiro, ex-presidente da Cooperativa Central de Crédito e Economia Solidária (Ecosol), os pontos defendidos pelo candidato já são realidade atualmente, o que indica que o candidato estaria desinformado e desatualizado.

Serra assumiu o compromisso em encontro com integrantes da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), no Paraná. “Vou estimular o cooperativismo por meio de cooperativas de crédito que cobram juros menores. O governo precisa facilitar ainda mais o desenvolvimento das cooperativas de crédito e trazer paz no campo em relação a essas invasões arbitrárias e dar infraestrutura”, afirmou. O tucano afirmou que as cooperativas são importantes aliadas do desenvolvimento agrícola e da geração de empregos.

Para Carneiro, Serra “prometeu o que não conhece, porque está desinformado”. Ele afirma que o crédito para a agricultura familiar vem sendo garantido pela expansão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal. O montante de recursos cedidos em empréstimos passou de R$ 3 bilhões para R$ 16 bilhões em oito anos.

“A agricultura familiar nunca recebeu tanto dinheiro quanto no governo Lula”, sustenta Carneiro. O ativista vê nessa ação o principal motivo por que Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência, ter vantagem em áreas rurais, segundo pesquisas de intenção de voto.

Além disso, ele lembra que, no mundo todo, há incentivo a fusões de cooperativas de crédito, que podem estar presentes em mais locais. Isso porque, a concentração ajuda a reduzir a burocracia e o custo de operações em comparação ao incentivo à criação de novos empreendimentos do gênero.

Com informações da Agência Brasil

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