Para Nilcéa Freire, posição de Dilma mostra que às mulheres ‘não é vedado nenhum espaço’

Durante ato de campanha organizado por ativistas de diferentes partidos, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres destaca aspecto simbólico em eventual vitória de Dilma

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire (esq) e a deputada federal Benedita da Silva (Foto: Maurício Moraes)

São Paulo – A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, comemorou a ampla adesão ao ato de mulheres em apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Segundo os organizadores, 2 mil pessoas participaram. Na visão da ministra, o favoritismo da petista é carregado de simbolismo, por indicar às brasileiras que elas podem ocupar diferentes espaços de poder na sociedade.

O ato incluiu militantes de diferentes partidos (PT, PCdoB e PDT) e sindicatos na manhã desta quarta-feira (27) na Praça do Patriarca, centro de São Paulo. Com imensa maioria de mulheres, a passeata tomou ruas próximas à praça, e caminhou pela região.

A ministra lembrou que a representação política feminina no poder ainda é muito pequena e que isso ocorre por causa da atual sociedade. “Isso é evidentemente um reflexo de uma cultura ainda machista e patriarcal que fez com que a política fosse uma coisa dos homens”, afirmou.

Nilcéa explicou seu voto em Dilma pelo que isso representa para as brasileiras. “Quando uma mulher chega à posição que Dilma chega, coloca para outras mulheres que esta também é uma possibilidade”, celebrou. “Na prática, isso vai fazer com que nossas jovens saibam que, para elas, não é vedado nenhum espaço”, completou.