Duas pesquisas mostram Dilma eleita em primeiro turno

Dilma em entrevista neste sábado (2), em São Bernardo do Campo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr) São Paulo – Na eleição com o maior número de pesquisas eleitorais da história, Dilma […]

Dilma em entrevista neste sábado (2), em São Bernardo do Campo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

São Paulo – Na eleição com o maior número de pesquisas eleitorais da história, Dilma Rousseff (PT) deve sagrar-se vencedora já neste domingo (3). Apenas o Datafolha mostra a candidata governista com 50% dos votos válidos, enquanto Ibope e Vox Populi apontam apoio suficiente para terminar a disputa em primeiro turno. Porém, apenas o último tem resultados nesse sentido mesmo considerando os limites da margem de erro.

Dilma está à frente nos três levantamentos. na pesquisa, mas com dados conclusivos sobre definição da disputa em primeiro turno. Ela tem vantagem de 19 e 21 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB).

Pelo Ibope, Dilma seria, sim, eleita em primeiro turno se a eleição fosse hoje. Ela alcança 51% das intenções de votos válidos. José Serra (PSDB) chega a 31% e Marina Silva a 17%. Os demais candidatos somados chegam a 1%.

Segundo o Datafolha, Dilma aparece com 50%. José Serra (PSDB), segundo colocado, tem 31% e Marina Silva (PV), 17%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) é menciondo por 1%.

Os números referem-se aos votos válidos, excluindo brancos e nulos e indecisos da contagem. O cálculo utiliza o padrão usado pela Justiça Eleitoral para definir se há ou não segundo turno. Com esses percentuais, é possível que a disputa se encerre já neste domingo (3), mas pode também ser levada para segundo turno.

No tracking diário do Vox Populi, Dilma Rousseff aparece com 47% dos votos, Serra tem 26% e Marina 14%. Considerando-se os votos válidos, a candidata governista tem sete pontos percentuais a mais do que a soma de seus concorrentes.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores nesta sexta (1º) e sábado (2). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito sob o número 33.252/2010. Encomendou a pesquisa a TV Globo e o jornal O Estado de S.Paulo.

Na pesquisa Datafolha, foram entrevistados 20.960mpessoas nos dias 1º e 2 de outubro. É considerada margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento está protocolado com número 33.480/2010. O estudo foi encomendado pela Folha de S.Paulo.

O tracking do Vox Populi teve uma amostragem maior neste sábado, com 3 mil entrevistas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Resultados compatíveis

Considerando-se os votos totais, os percentuais apurados pelos três institutos são compatíveis. Calculando-se a média, os dados indicam um padrão de convergência nos dados.

candidatoIbopeVox PopuliDatafolhaMédiaDilma x soma
 Dilma Rousseff (PT)47%47%47%47%47%
 José Serra (PSDB) 29%26% 29%28%44%
 Marina Silva (PV) 16%14% 16%15%
 Plínio de Arruda Sampaio 0%0% 1%0%
 Demais candidatos 1% 2%1%
 Brancos e nulos 3%4% 2%3%
Indecisos 4%8%4%5%