Pesquisador teme retrocessos em políticas de igualdade racial em eventual governo Serra

São Paulo – A Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Seppir) corre o risco de ser extinta caso o candidato José Serra (PSDB) seja eleito presidente da República. […]

São Paulo – A Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Seppir) corre o risco de ser extinta caso o candidato José Serra (PSDB) seja eleito presidente da República. A preocupação é do físico Ernane José Xavier Costa, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, no interior paulista.

Costa lembra que o PSDB é crítico desde a criação da secretaria, com status de ministério, em março de 2003. Ele acredita ainda que, a julgar pela distância em relação aos movimentos sociais, em especial o dos negros, o partido não tem compromisso com essa população.

O cientista entende que a secretaria especial, criada no começo do primeiro mandato do governo Lula, “não é uma defensora da causa negra no Brasil, e sim gestora da questão da igualdade racial – o que é muito mais importante e complicado”. A Seppir apoiou a realização do primeiro simpósio sobre a população negra na ciência e na Tecnologia, realizado em abril, na USP de Pirassununga.