Lula diz que episódio de Serra é ‘uma mentira mais grave que a do Rojas’

Presidente Lula durante inauguração do Polo Naval de Rio Grande (RS) (Foto: Ricardo Stuckert/PR) São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o episódio em que o […]

Presidente Lula durante inauguração do Polo Naval de Rio Grande (RS) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o episódio em que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi atingido por uma bola de papel no Rio de Janeiro, como uma “mentira descarada”. Lula afirmou que o candidato deve pedir desculpas ao povo se tiver “um minuto de bom senso”.

“Primeiro bateu uma bola de papel na cabeça do candidato, ele nem deu toque para a bola, olhou para o chão e continuou andando. Vinte minutos depois esse cidadão recebe um telefonema, deve ser o diretor de produção dele que orientou que ele tinha que criar um factóide, deve ter lembrado do jogo do Chile com o Brasil”, relembrou Lula, após inaugurar um estaleiro em Rio Grande (RS) na tarde dessa quinta-feira (21).

Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, o goleiro chileno Rojas fingiu ser atingido por um foguete no Maracaná. Rojas chegou a cortar o próprio rosto com uma gilete escondida na luva, assim incrementando a farsa. Depois de revelada a mentida, a Fifa puniu o goleiro e excluiu a seleção chilena de duas copas do mundo seguintes, além de outras competições internacionais.

Para Lula, a mentira de Serra é mais grave que a de Rojas. “Pelo que aconteceu (na quarta-feira), ontem deveria ser denominado o ‘dia da mentira’. Quem não viu, deveria assistir ao vídeo para ver uma mentira mais grave que a do Rojas. A mentira tem perna curta”, afirmou.

O presidente chegou a cogitar a ideia de ligar a Serra para se solidariza pela agressão, mas segundo ele, desistiu após ver o noticiário em canais de televisão. “Espero que o candidato tenha um minuto de bom senso e peça desculpas ao povo brasileiro pela mentira descarada”, sugeriu Lula.

Lula afirmou ainda que o médico procurado por Serra, Jacob Kligerman, foi diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca) na época que o presidenciável era ministro da Saúde e é ex-secretário de Saúde do Cesar Maia.

Agressão a Dilma

Em Curitiba, a candidata Dilma Rousseff (PT) sofreu uma tentativa de agressão. Durante caminhada pelo centro da cidade, duas bexigas cheias com um líquido foram arremessadas do alto de um prédio. Mas ao contrário do tucano, Dilma reagiu com bom humor ao episódio. “Não sou o Rojas para ficar fazendo firula com isso porque, ao contrário dele, me esquivei”, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo. Da capital paranaense, a candidata seguiu para Porto Alegre, onde participou de uma passeata pela rua da Praia.